Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Livros que você não pode deixar de ler... 0



Clive Staples Lewis (29 de Novembro, 1898 – 22 de Novembro, 1963)

Conhecido como C. S. Lewis, foi um autor e escritor irlandês, que se salientou pelo seu trabalho académico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infantis de nome As Crônicas de Nárnia.

Lewis tem sido chamado o porta-voz não oficial do Cristianismo, que ele soube divulgar de forma magistral, através de seus livros e palestras, onde ele apresenta sua crença na verdade literal das Escrituras Sagradas, sobre o Filho de Deus, sua vida, morte e ressurreição. Isto foi certamente verdade durante sua vida, mas de forma ainda mais evidente, após a sua morte.

Tornou-se popular durante a II Guerra Mundial, por suas palestras transmitidas pelo rádio e por seus escritos, especialmente nos Estados Unidos. Suas palestras tocavam profundamente seus ouvintes da radio BBC de Londres. Na sua última palestra "O Novo Homem", Lewis disse: "Olhe para você, e você vai encontrar em toda a longa jornada de sua vida apenas ódio, solidão, desespero, ruína e decadência. Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-Lo, e com Ele tudo o mais que você necessita"

Lewis notabilizou-se por uma inteligência privilegiada, e por um estilo espirituoso e imaginativo. "O Regresso do Peregrino", publicado em 1933, "O Problema do Sofrimento" (1940), "Milagres" (1947), e "Cartas do Inferno" (1942), são provavelmente suas obras mais conhecidas. Escreveu também uma trilogia de ficção científico-religiosa, conhecida como a "Trilogia Espacial": "Longe do Planeta Silencioso" (1938), "Perelandra" (1943), e "That Hideous Strength" (1945). Para crianças ele escreveu uma série de fábulas, começando com "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa" em 1950. Sua autobiografia, "Surpreendido pela Alegria", foi publicada em 1955.

C. S. Lewis morreu em 22 de Novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy foi assassinado.

Fonte: Wikipédia

* * *

Tenho lido os livros de C.S. Lewis, e fico estarrecido com a habilidade que ele tem para escrever e explicar. Já li:
  • O Problema do Sofrimento
  • O Grande Abismo

Abaixo, disponibilizo um link onde é possível fazer o download de algumas de suas obras em e-book. Boa diversão!

E-Books de C.S. Lewis
Continue lendo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

O hábito da leitura 4


Olá!

Nos últimos tempos tenho lido muito. É verdade que sempre tive gosto pela leitura, e eu, como educador que sou, sempre procuro incentivar este hábito aos meus alunos. A leitura é, para mim, parte do meu desenvolvimento como pessoa e como profissional. Graças a Deus sempre tive livros à minha disposição, dentro de casa inclusive. Meu pai, acertadamente, sempre acreditou que o conhecimento não ocupa lugar e não poupava esforços em investir na nossa educação.

Lembro bem: começei pelos pequenos títulos, de poucas páginas e fáceis de ler. Na escola na qual estudava, minha professora de português (na 4ª ou 5ª série) nos aconselhava a anotar no verso do caderno uma lista com o nome, o autor e o número de páginas de cada livro lido. Foi esta mesma professora que, em um dia ensolarado, nos levou até a Biblioteca Pública para fazer nosso cadastro e aprender como retirar livros. Comecei e não parei mais. Ao fim de poucos meses, já exibia, orgulhoso, aos meus colegas, a minha coleção de leituras, que já passava de 300 livros.

Sinto pelas pessoas que não tiveram uma educação como a que eu tive, em escolas de qualidade, sinto também pelas que não tiveram incentivo em casa. Eu consigo perceber facilmente como o hábito da leitura abriu minha mente, minhas novas possibilidades, minha imaginação, minha criatividade, meus sonhos. E percebo também as dificuldades de pessoas que conviveram comigo na infância e adolescência, jovens e adultos que hoje tem dificuldades na compreensão do mundo em que vivemos, uma total falta de habilidade para se inserir neste contexto, alienação.

Talvez esteja sendo um pouco drástico, mas esta é, infelizmente, a realidade na qual eu vivo todos os dias. Estamos numa época onde as pessoas sabem ler as palavras de um texto, mas não conseguem entender a mensagem que estas palavras passam. É o chamado analfabetismo funcional.

Alguém pode colocar a culpa no custo dos livros, das escolas de qualidade, que geralmente (mas não exclusiva ou obrigatoriamente) são particulares. Nos parágrafos anteriores, comentei sobre o início do meu "relacionamento" com os livros. Minha escola, na época, era pública. Minha professora participava de greves, reclamando dos baixos salários. Nada diferente de hoje. Os livros que lia eram de bibliotecas públicas, que não cobram absolutamente nada. Entretanto, foi nesse contexto que comecei o meu desenvolvimento intelectual.


* * *

Uma das maiores alegrias que a tecnologia pode me trazer foi na verdade uma das minhas paixões antigas: livros. Porém, agora, com uma nova "roupagem": livros eletrônicos. E-books. Disponibilizados na internet em inúmeros sites, por fãs que, como eu, amam ler. De fato, a internet democratiza a informação. Obras que dificilmente encontraríamos nas bibliotecas das nossas cidades ficam a alguns cliques de distância.

Neste blog, gostaria de tornar disponível alguns títulos que tenho lido recentemente, talvez alguma resenha, comentários livres, enfim: demonstrar o meu gosto pela leitura.
Continue lendo

Da série... "Frases que você gostaria de ter dito" 0

"Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo" - Paulo Francis
Continue lendo

terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Recebi esta oração no Orkut 0

Oração da Manhã

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver, além das aparências, Teus filhos
como Tu mesmo os vê,
e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se achegarem a mim,
sintam a Tua presença.
Senhor, reveste-me de Tua beleza.
E que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos.
Amém!
Continue lendo

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

O barbeiro e Deus 1


O homem foi a o barbeiro para cortar o cabelo, como ele sempre fazia. Começou a conversar com o barbeiro e falaram sobre vários assuntos.
Conversa vai, conversa vêm, eles começaram a falar sobre Deus. O barbeiro disse:
-Eu não acredito que exista como você diz.
-Por que você diz isto? O cliente perguntou.
-Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes e crianças abandonadas? Se Deus existisse não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar que Deus permita todas essas coisas.

O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para evitar uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu. Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia uma barba.

Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
-Sabe de uma coisa os barbeiros não existem.
-Como assim, eles não existem? perguntou o barbeiro. Eu estou aqui e sou um barbeiro.
-Não exclamou o cliente. Eles não existem porque se existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos, como aquele que esta andando ali na rua.
-Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram isso é uma opção delas.
-Exatamente afirmou o cliente. E justamente isso. Deus existe. O que acontece é que as pessoas não o procuram, pois isso é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo.

Fiquem com Deus.

Chegai-vos a Deus, ele se chegará a vós (Tiago, 4:8).
Continue lendo

Começando... 0

Olá!

Meu nome é Leandro Teixeira, sou microempresário no ramo de serviços, estou começando este Blog na verdade um pouco como hobbie, onde postarei sobre diversos assuntos que fazem parte da minha rotina diária, expressar minha indignação ou meu contentamento. Farei uso deste blog até certo ponto de forma profissional, mas não o farei com compromisso de atualizá-lo diariamente, nao esperem por isso :)
Continue lendo