Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Moralidade versus Liberdade 7

Moralidade X Liberdade
É curioso. Muitas pessoas afirmam que a moralidade 'poda' a liberdade delas. Dizem que nenhuma regra moral, religiosa, tem o direito de impedir a ação de um indivíduo. As regras morais antigas não servem para hoje, estão ultrapassadas.

O materialismo científico afirma que não existe algo que funcione fora das estritas e homogêneas leis da ciência. O que é, é. Não tem como ser diferente. Moralidade, arte, liberdade, criatividade, dignidade... são apenas expressões inúteis, sem nenhuma base na qual se apoiar: são ilusões. Isto nos reduz a meras máquinas, que fazem o que devem fazer, sem opção; da mesma forma que uma pedra atirada para cima cai novamente: a lei da gravidade age nela. Ela tem que descer: não há escolha.

A moralidade, assim como a liberdade, transcende a 'máquina': ela não é dependente dos mecanismos naturalistas biológicos. Se abolirmos a moralidade objetiva (que não é própria de cada pessoa, mas definida por algo externo a nós mesmos), como querem alguns, para que o ser humano seja realmente livre, aí sim que estaremos presos. Completamente presos. Meros robôs biológicos.

Aí está o paradoxo: Ao abolirmos a moralidade para termos liberdade, ficaremos mais presos do que nunca estivemos. A liberdade, pode-se afirmar, é definida em termos do que se deve e o que não se deve fazer. Quem diria!
Continue lendo

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Deus ouve a oração de pecadores? 1

Deus ouve a oração de pecadores?


Em João 9.31 está escrito: "Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve" (ACF). Jesus disse, ainda, que Deus ouviu publicano que disse "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Lc 18.13, ACF). Deus ouve a pecadores quando eles oram?

Deus ouve a pecadores quando eles confessam que são pecadores e aceitam o Seu perdão, porque "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10.13 ACF). Jesus prometeu que "o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37).

Contudo, Deus não prometeu responder as orações dos pecadores que não servem ao Deus verdadeiro. Ainda assim, a graça de Deus excede Sua promessa, e Ele aparentemente e oportunadamente responde a oração de uma pessoa não-salva como parte do Seu abrangente plano providencial de trazê-los até Ele mesmo (cf. Jonas 1.14-16). Neste sentido, a resposta de Deus à oração de um não-salvo é parte da "benignidade de Deus te leva ao arrependimento" (Rm 2.4).


Extraído e traduzido de: When critics asks - Norman Geisler.

* ACF = Bíblia Tradução Almeida Corrigida e Fiel

Continue lendo