Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cuidado com o trio diabólico que mora em sua casa 0



Cuidado com o trio diabólico que mora em sua casa

Quando você pensa que tudo já foi escrito sobre banheiros, voltamos ao assunto para falar dos efeitos maléficos das privadas, canos de esgoto e fossas. Esse trio é "jogo duro". Dependendo de onde eles se encontram na casa, podem roubar nossa prosperidade, vitalidade, saúde, humor e energia sexual. (Chega! Quer ver o resto, volte pro Terra).

*******************************************

Observações sobre a notícia:

Quem não tem Deus REALMENTE acredita em qualquer coisa, até em privadas que roubam energia.

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. (Flp 4:19-20)




Continue lendo

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Se ele é todo poderoso, como ofendê-lo, como resistir a ele? 0



Continuação das perguntas feitas no livro 'The necessity of atheism', de Percy Bysshe Shelley. Partes anteriores: Primeira Segunda Terceira Quarta.

Se ele é todo poderoso, como ofendê-lo, como resistir a ele?


A pergunta correta é: Se Deus é todo-poderoso, como podemos agir com livre-arbítrio?
Nos dias da criação, Deus construiu um universo perfeito. Todos os seres vivos, sistemas ecológicos, leis físicas... tudo estava sob seu perfeito controle. Até o homem foi feito na maior perfeição e teve as demais coisas criadas sujeitas à sua vontade, pois assim Deus determinou. E Deus fez mais: presenteou o homem com um atributo que nenhuma das suas outras criaturas teve: livre-arbítrio, o direito de escolher segundo seu desejo. E Ele fez desta forma porque queria que o homem estivesse em comunhão plena com seu Criador, por vontade própria; que o servisse e fosse seu amigo, não por obrigação, mas por amor. Amor livre, pois amor forçado não é amor, é estupro. E assim Adão e Eva foram criados.

É obvio que a liberdade de escolha é uma faca de dois gumes: pode-se tanto escolher o bem quanto o mal. E Deus estava ciente disto. Uma de suas características que O eleva ao status de Todo-Poderoso é a onisciência: o poder de saber todas as coisas, até mesmo antes delas acontecerem - chamado presciência. Desta forma, é impossível que alguém surpreenda a Deus. A queda do homem em Adão não pegou Deus de surpresa.
Mas Deus tratou todas as consequências do pecado humano antes do primeiro homem ser aparecido na face da terra: (...) do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap. 13:8). E ninguém pode criticá-lo pela forma que Ele fez (e faz) isto: acaso o oleiro há de ser reputado como barro, de modo que a obra diga do seu artífice: Ele não me fez; e o vaso formado diga de quem o formou: Ele não tem entendimento? (Is 29:16). Deus age no momento mais oportuno sempre e a Sua vontade por fim ficará evidente a todos: (...) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Flp 2:11).
Como ofendê-lo? Como resistir a Ele? Todo pecado é uma ofensa direta contra Deus. Pecar é resistir à sua Vontade soberana. É usar a boa estrutura de tudo que Deus criou contra o objetivo que Deus desejou para esta estrutura. Mas Deus não fica sem ação diante destes atos de rebeldia. Ele pode agir com justiça em todas as situações. Ele deixaria de ser todo-poderoso se assim não fosse. O grande poder de Deus está no fato de Ele poder agir em qualquer ocasião; nada sai do seu controle. Como seres finitos que somos, parece-nos às vezes que o mal está ganhando. Mas o final já está escrito, com o grande Vencedor, Jesus Cristo, reinando triunfante (1Co 15.24-28; Ap 20-22).


Continue lendo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Bíblia é um catálogo de crueldade? 0



"A Bíblia é um catálogo de crueldade" afirmou escritor português

Os comentários do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago ofenderam a igreja católica de Portugal.

— A Bíblia é um catálogo de crueldade e do pior na natureza humana — disse no domingo Saramago, durante a apresentação de sua nova obra, Caim.

O frei Manuel Morujao, porta-voz da igreja católica portuguesa, respondeu que as declarações do autor de Ensaio sobre a cegueira eram "ofensivas''.

Esta não é a primeira ocasião que Saramago entra em confronto com as autoridades católicas. Em 1991, seu romance O Evangelho segundo Jesus Cristo causou impacto por apresentar Jesus vivendo com Maria Madalena. O novo livro de Saramago mostra uma visão crítica e às vezes humorística da vida do filho de Adão e Eva. (De Zero Hora).

*****************************************************************
Comentários da notícia:

Saramago está certo. A Bíblia relata o que há de pior na humanidade. É um documento histórico que narra a sua queda e as mais diversas formas de atrocidades que o ser humano pode cometer quando está longe de Deus. Fala também de diversas tentativas que o homem fez de se aproximar de Deus por mérito próprio, e também de tentativas de substituir o Verdadeiro Senhor por outro qualquer que lhe fosse mais conveniente. Mas mais do que uma tragédia, a Bíblia também conta do plano de amor maravilhoso que foi escrito desde o começo dos tempos para que esta mesma humanidade perdida fosse salva pela inteira misericórdia e graça de Deus, o único Deus.


Continue lendo

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um dia de cada vez 0


Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? (Provérbios 6:27-28)

Gosto muito de um grupo musical cristão chamado Salvador, que canta uma música chamada Un Dia a la vez. Nela, encontramos um dependente. Um dependente de Cristo. Ele pede ajuda para viver neste mundo que está cada vez mais difícil, cada vez mais mal, cada vez mais egoísmo. E ele pede a graça de Deus "um dia de cada vez".

Citei esta música porque eu creio que ela tem relação com o que eu quero dizer hoje. Nossa vida passa por muitos altos-e-baixos; momentos felizes, outros tristes; perdas e decepções; vitórias e ganhos. É assim para todos, independentemente de ser crente ou não. A diferença está na esperança: os cristãos tem um Deus que ouve, se compadece, que conforta e que nos ajudará em todas as nossas dificuldades. Se alegrará nas nossas alegrias, e se entristecerá nas nossas dores. O nosso Senhor nos fará suportar todas as angústias do século vigente.

Muitas vezes o que diminui é a fé. Não aquela fé salvífica, mas a fé que diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Ro 8.28). Nestes momentos, podemos ser perturbados pelos dois inimigos das nossas almas: Satanás e a nossa natureza pecaminosa. Ambos podem nos levar a pecar contra o nosso Senhor. Deixamos de ler a Bíblia, de frequentar a igreja. Deixamos de orar. Até mesmo podemos nos enredar na "roda dos escarnecedores" (Salmos 1.1). Mas Deus é fiel e nos ama demais para deixar que sigamos pela destruição. Na linguagem do escritor de Hebreus, ele "corrige a quem ama" (Hebreus 12.6).

E todo o pecado gera consequências. Não importa se somos crentes ou não. "Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem?" Voltemos ao caminho santo. Não deixemos o nosso lugar desocupado. Ele, o Senhor da Terra, o Criador Todo-Poderoso, Autor da nossa salvação, nos fortalecerá e nos dará a sua graça. "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu (Heb 10:23)". Um dia de cada vez.




Continue lendo

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Se Ele é justo, por que temer Seu castigo? 0



Continuação das perguntas feitas no livro 'The necessity of atheism', de Percy Bysshe Shelley. Partes anteriores: Primeira Segunda Terceira.

Se ele é justo, por que temer que ele castigue as criaturas que ele encheu de fraquezas?

Deus criou o homem perfeito. Ele não nos fez cheio de fraquezas, como descabidamente a frase acima incita. No momento em que o primeiro homem pecou, a culpa do pecado já caiu sobre ele, mesmo antes de Deus ter 'multiplicado as dores do parto da mulher' ou ainda 'aumentado a dificuldade de conseguir o próprio pão'. O medo começou no exato momento em que Adão desobedeceu; decaiu do patamar de perfeição, e era impossível voltar a ele. Após isto, cada um de nós nasceu com esta 'capacidade' de pecar; e é o que de fato fazemos, com nossas próprias forças.

Talvez a pergunta correta que deveria ser feita neste caso seria: Se Ele é justo, porque se importou em prover uma salvação da morte eterna ao invés de nos deixar seguir nosso próprio caminho em direção à destruição? Se Ele é justo, porque entregou Seu próprio Filho à morte ao invés de deixar que nós perecêssemos? Este é o pecado sem perdão: ouvir a Verdade e a desprezar. Recusar tamanha obra de amor. Uma das profecias mais marcantes sobre Cristo está no livro de Isaías, que fala sobre Aquele pelo qual nossos pecados foram perdoados: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is 53:5), porque "todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho (Is 53:6)". Entretanto, "o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos". E ainda hoje há muitos que, quando ouvem falar de Jesus, o desprezam,e não fazem dele caso algum (Is. 53.3). Não é só o pecado que cometemos todos os dias que será punido, mas este pecado maior: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (Heb 2:3-4) Não é à toa que o escritor de Hebreus expressou: "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Heb 10:29).

Deus sabe que somos cheios de fraquezas, incapazes de fazer o bem. Nunca alcancaremos a Deus por mérito próprio. Mas "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). "Quem crer e for batizado será salvo" (Mar 16:16). "E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (Ap 22:17).


Continue lendo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Narcotraficantes são obrigados pelo líder a ler a Bíblia 0


Na relação das dez organizações criminais que representam risco à segurança dos EUA, os 007 da Central Intelligence Agency (CIA) incluíram o cartel mexicano conhecido por La Familia Michoacán. O seu líder é Nazareno Moreno González, vulgo El Más Loco ou El Chayo.

O apelido El Más Loco tem a sua razão de ser. O líder impõe aos 9 mil filiados a leitura diária da Bíblia e a obrigação de frequentar cursos de aperfeiçoamento espiritual. Também são obrigados a ler as obras do pastor evangélico norte-americano John Eldredge. Sem querer, Eldredge virou guru de sanguinários narcotraficantes organizados.

Os membros desse cartel estão obrigados a seguir um código de ética, com todas as ambiguidades decorrentes do fato de ter sido produzido pela cabeça de um chefe que faz jus ao apelido. Nesse código está escrito, por exemplo, que o membro da organização não pode consumir bebidas alcoólicas nem usar cocaína, anfetaminas ou maconha.

Para eles, não vale nem a descriminação recém-prevista na lei mexicana para pequenas quantidades de drogas destinadas ao uso próprio. No México, permite-se a posse para consumo de até 5 gramas de maconha, meio grama de coca/a, 50 miligramas de heroína-, 40 miligramas de metanfetaminas e 0,015 miligrama de ácido lisérgico (LSD). Como os integrantes da La Familia Michoacán devem ser fiscalizados pela população, o chefão El Más Loco determinou o uso de camiseta com as iniciais FM estampadas.

Nos muros das cidades de Michoacán e Guerrero, sempre aparecem escritos para lembrar a “filosofia” da organização: “La Familia não mata por dinheiro, não elimina mulheres nem inocentes. Ataca apenas aqueles que fazem por merecer. Promovemos a justiça divina e protegemos a população da escória criminosa”.

Por ironia, o cartel nasceu na cidade de Michoacán, de onde é natural o presidente mexicano Felipe Calderón. Sua fundação data de setembro de 2006 e a penetração no Estado ocorreu de forma muito rápida, com muitas ações sociais e até assessoria de imprensa, esta a cargo de Dionisio Loya Plancarte, vulgo El Tio. Até agora, já foram presos e condenados dez prefeitos e oito chefes de polícia por envolvimento com La Familia, que também explora a extorsão mediante sequestro.

Leia o restante da notícia no Gospel+.

*****************************************************
Comentários sobre a notícia:

Vejam o que um pouco de má teologia faz. O guru destes grupos de narcotraficantes, John Eldredge, tem sido duramente criticado nos EUA por causa de seus livros, nos quais em parte mostram sua postura de focar a masculinidade cristã baseada na guerra e na violência. Inclusive, muitas publicações cristãs importantes no cenário americano descrevem Eldredge como tendo "uma visão de mundo preocupantemente não-bíblica".
Loucos como o chefe deste cartel, criando fundamentos em cima dos ensinos errados do primeiro, insurge-se como um justiceiro divino: "...não mata por dinheiro, não elimina mulheres nem inocentes. Ataca apenas aqueles que fazem por merecer. Promovemos a justiça divina e protegemos a população da escória criminosa". Seus liderados são obrigados a ler a Bíblia, muito provavelmente pela ótica do seu "guru", enquanto participam de sequestros, assassinatos, prostituição, trafico de drogas, corrupção e todas as outras atividades ilícitas que um cartel pode se envolver. Mais um exemplo de que a simples leitura e recepção intelectual da Palavra não bastam: é necessário obedecer (Leia o texto relacionado), da mesma forma que não é convertido quem "se converte" e continua roubando, prostituindo, mentindo, matando, fofocando, etc. como antes.
Deus tenha misericórdia deles para que possam realmente encontrar Deus na Palavra e possam se livrar deste opressor disfarçado de santo.


Continue lendo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sua vida parece-lhe salgada? 0


Estimado leitor. Pergunto-lhe: sua vida está bem temperada? Ou parece salgada demais (ou de menos)? Faço este questionamento porque creio ser de suma importância o que Jesus disse há quase 2000 anos sobre este tema. Se você, que está lendo, for crente, saberá quais são estas passagens. Se não for, saiba que Jesus disse que seus seguidores, os que hoje são chamados de cristãos, deveriam ser o "sal da terra". As passagens são estas abaixo:

Mat 5:13  Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Mar 9:49-50  Porque cada um será salgado com fogo. Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros.

Luc 14:34-35  Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Não presta nem para terra, nem para adubo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


Cada um destes versos destaca mais ou menos os mesmos aspectos.

1. Os crentes são o sal da terra
O que vem a significar isto? Talvez seja interessante fazer aqui uma digressão e apresentar a importância que este composto tem para nós. O sal tem diversos usos, entre eles:
a) Serve como conservante. Antigamente, quando ainda não existiam geladeiras e refrigeradores, muitos alimentos, como a carne, necessitavam ser conservados para uso posterior; e o sal era usado para tanto. De fato, o sal é utilizado para manter a integridade daquele alimento onde ele é colocado. Se for posto em algo bom, conservará bom; se for colocado em algo estragado em parte, evita que a corrupção se alastre. Entretanto, se o alimento onde for colocado estiver completamente ruim, não restaurará o seu estado original.
b) Serve como tempero. Por mais bem apresentado que seja um determinado prato, sem o devido tempero ele vai ficar bastante intragável. O sal, na sua medida certa, deixa os alimentos muito mais agradáveis, realçando seu sabor.
c) Como agente purificador. O sal tem, desde tempos imemoriais, uso purificador. É utilizado na purificação de alimentos, de água e para esterilização, entre outros. Até mesmo na bíblia há referências destes usos, como pode ser percebida nas passagens a seguir: Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas: estoraque, e ônica, e gálbano, especiarias aromáticas com incenso puro; de cada uma delas tomarás peso igual; e disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo (Êx 30:34-35) E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para te alimpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas (Ez 16:4). Também o sal era usado nas cerimônias de entrega das ofertas e sacrifícios, para que elas fossem purificadas: Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal (Lev 2:13) Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor (Eze 43:24).

d) Como símbolo de pacto. Muitos povos antigos selavam acordos e alianças num ato que eles chamavam de "pacto de sal". A própria Bíblia narra alianças deste tipo por serem bastante comuns na época. Inclusive, Deus mesmo se refere ao pacto que havia feito com os israelitas nesnes termos: Porventura não vos convém saber que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por um pacto de sal? (2Cr 13:5) Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo (Núm 18:19).

Voltando ao assunto principal, Jesus ensinou que seus discípulos são o "sal da terra", e isto tem várias implicações. Uma delas é que nós não devemos nos conformar com este mundo, já que, da mesma forma que um pedaço de carne deixada em exposição apodrecerá, nossa vida cristã deixará de produzir frutos para o Reino de Deus se não nos mantivermos devidamente "salgados": E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rom 12:2).
Outra situação que vem à mente é a relação que nós, crentes, temos com o mundo. O mundo jaz no maligno (1Jo 5.19), não devemos andar no mesmo caminho de perdição que ele anda, mas devemos fazer a diferença dentro de nossas esferas de atuação. Se somos sal, devemos temperar o local onde estamos. Um alimento sem sal é difícil de comer; mas um muito salgado também é terrível. Da mesma forma, um crente deve ter em si mesmo a medida certa de sal, nem muito pouco de forma que nem seja notado e não faça diferença, nem muito, para que não seja fonte de problemas. Aquele crente fanático que condena todos ao inferno é um exemplo de excesso de sal. Estraga o paladar de quem experimenta a Palavra e pode evitar que este queira tentar novamente.

2) Se o sal se torna insípido, perde seu valor
Se o sal não tiver gosto de sal, como torná-lo salgado? É impossível. Assim, todos os cristãos que se perdem em amores a este mundo, perderam seu sabor purificador e conservador. Se deixaram estragar. Não serve mais para coisa alguma, nem mesmo como adubo. Só para ser pisado pelos homens. Há muitos exemplos assim, infelizmente, que até mesmo são veiculados na mídia, que são massacrados pelos ímpios por terem deixado de exibir seu sabor.

3) Temos que ter sal em nós mesmos
Se queremos "temperar" o mundo com a Palavra e com os valores cristãos, devemos fazer nosso "tema de casa". A hipocrisia é uma desgraça, e foi duramente condenada por jesus nos tempos do seu ministério terreno. Assim, no final dos tempos, ele vai dizer "nunca vos conheci" para muitos que convivem conosco dentro dos templos. Muitos que chamamos de "irmãos", na verdade nunca o foram. Nunca foram salvos. Mas tentavam aparentar que eram. E perderam a oportunidade de entregar o coração ao único Senhor e Salvador. "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade". São palavras duras, mas palavras da verdade.
Portanto, se és salvo, pratique sua salvação. Renda frutos (Gálatas 5). Mude seu entendimento; não se conforme com o mundo. Ore mais. Agradeça mais. Peça menos. Entenda a vontade de Deus, estudando e meditando a Sua Palavra.

4) Cada um será salgado com fogo
Quando eu me converti, logo me avisaram que se eu pensava que provações e dificuldades acabariam, eu estava redondamente enganado. "Agora é que começam as perseguições, as provações, e toda a gama de pedras disponível para tropeçar estará à nossa frente", meu pastor falou. Ser salgado com fogo é justamente isto: padecer. Mas com um objetivo bem claro: ser purificado. Não é o ouro refinado quando aquecido em altas temperaturas? Jesus nos avisou que isto aconteceria: "No mundo tereis aflições" (João 16.33). Paulo foi um dos apóstolos que mais sofreu perseguições. E o que ele dizia? "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rom 8.18). "Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos" (2 Co 1.6). O próprio Senhor lhe confirmou: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12.9). Você pode fazer coro com o apóstolo e dizer com alegria: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rom 8:36-37)?




Continue lendo

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Deus vive! 0



Continue lendo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ferramenta: Netvibes 0

Netvibes é um agregador de feeds e serviços que facilia e muito que acessa frequentemente uma grande quantidade de blogs, notícias e serviços, tais como e-mail, Twitter e discos virtuais. Nesta postagem, quero encorajá-lo a criar uma conta no Netvibes e, assim, ter em uma só tela o acesso a todos os seus sites preferidos e saber quando eles são atualizados!

Acessando o Netvibes

O primeiro passo é entrar no seu navegador e acessar o endereço http://www.netvibes.com. A tela a seguir será mostrada.



Na tela branca central, no lado esquerdo inferior, você vai encontrar um botão escrito 'Cadastre-se'. Clique nele e a seguinte tela aparecerá. Preencha todos os dados de forma semelhante a que está exemplificada.


Após o preenchimento, clique no botão verde 'Cadastre-se'. Aparecerá uma confirmação que tudo ocorreu corretamente.


Um email foi enviado para o endereço que você usou no cadastro. Será semelhante à tela abaixo. Clique no link para confirmar a inscrição.


Após clicar no link, seu cadastro será confirmado e, automaticamente, a tela inicial do seu Netvibes será exibida.


Vamos começar a personalizar esta ferramenta. Na barra cinza superior, você vai encontrar um link chamado 'Perfil'. Clique nele. A seguir, a tela que aparecerá terá um botão no lado esquerdo chamado 'Editar Meu Perfil'. Clique nele.


Na tela seguinte, preencha os dados desejados e salve. No lado esquerdo, temos opções para colocar foto, definir quantas páginas do Netvibes vamos trabalhar, e dados relativos ao seu email e senha de acesso ao Netvibes.







Após estas configurações, podemos voltar para a página principal do seu netvibes. Clique no botão 'Voltar para a minha página', no canto superior esquerdo da sua tela.



A tela acima é a configuração de conteúdo padrão do Netvibes. Cada bloco pode ser um miniaplicativo (como a previsão de tempo, por exemplo) ou um agregador de notícias (como o do Google Notícias que aparece no centro da tela).

Se você fez as alterações no perfil conforme os exemplos dados por mim, quando você clicar no botão 'Páginas' terá opções semelhantes a estas da imagem abaixo:


Há duas opções principais: Particular e Pública. A Particular é onde você pode colocar miniaplicativos como o Twitter, acesso ao Facebook, Emails e blogs que você acessa e que não gostaria de compartilhar com outras pessoas. A página pública permite que você cadastre um número bastante grande de miniaplicativos, compartilhando com todos aqueles que acessarem o seu perfil. O perfil criado por mim, neste exemplo, está acessível pelo endereço www.netvibes.com/liberdadeepensar.

Configurando a aparência do Netvibes

Tanto para a página pública quanto para a particular, é possível personalizá-la com temas e imagens de fundo. Esta opção fica disponível no botão 'Configurações', no topo direito da sua página do Netvibes.


Criando abas para organizar o conteúdo

Em cada página do Netvibes, pode-se criar diversas abas, que abrigarão conteúdo conforme o seu gosto pessoal, para fins de organização. Por padrão, o Netvibes vem com três abas: Geral, Divertimento e Internet. É possível excluir estas abas padrão (embora sempre seja obrigatório ter pelo menos uma), renomeá-las, trocar o ícone, alterar a forma de organização dos miniaplicativos dentro da página e até mesmo compartilhá-la com outros usuários Netvibes através da página pública. Veja as abas padrão abaixo:


Clicando-se na aba, abrem-se opções para modificá-la conforme informei no parágrafo anterior.


Excluindo miniaplicativos

Para realizar este procedimento, você precisa clicar no botão fechar (X) que existe no canto de cada um destes blocos. Ao clicar, uma mensagem pedindo confirmação vai aparecer. Confirmando-se a exclusão, outra mensagem aparece.




Para alterar o nome de uma aba, basta clicar no nome dela, estando ela ativa. O nome deve ser digitado e após isto, basta teclar "Enter" para confirmar. Ao lado, o botão 'Nova aba' serve justamente para incluir mais uma aba na sua página.




Incluindo conteúdo

Agora, a parte mais interessante. Aqui vamos aprender como colocar atalhos para que possamos ler nossos blogs, sites de notícias e outras utilidades em uma só página. Primeiramente, escolha a aba que vai abrigar o novo conteúdo. No meu exemplo, vou adicionar sites de notícias à Aba com o mesmo nome, 'Notícias'.


Veja que muitas opções são exibidas. Conforme seu gosto, escolha os miniaplicativos desejados clicando no botão 'Adicionar' que aparece logo abaixo deles.


Eu adicionei diversos sites, e organizei-os lado a lado. Para tanto, após adicioná-los, basta arrastar cada um deles pela barra de título. Lembrando que a disposição em três colunas ou mais pode ser alterada clicando nas opções da abas. Cada aba pode ter uma configuração diferente.

Adicionando blogs

É claro que você vai querer acessar mais sites do que aqueles que estão disponíveis, como por exemplo o blog Liberdade é Pensar ;). Para isto, clicando no botão "Adicionar conteúdo", escolha na lista o ítem "Adicionar um feed". No lado esquerdo, vai aparecer uma barra onde você digita o endereço do blog que deseja seguir e depois clica em "Adicionar feed". Aguarde alguns instantes até que apareça um ou mais ítens relacionados àquela busca. No exemplo abaixo, procurei pelo endereço liberdadeepensar.blogspot.com. Quatro opções apareceram. Para adicionar ao seu Netvibes, clique no botão verde 'Adicionar'.




Para ler as informações de uma página ou blog é simples. Basta clicar no item desejado e o conteúdo vai aparecer no lado direito da tela. Para voltar à tela anterior, clique no nome da aba desejada.



Eu uso diariamente o Netvibes. Ela tem sido uma ferramenta bastante útil para me atualizar com notícias, com as últimas postagens dos blogs que acompanho e também meus emails. Espero que seja útil pra você também.

Antes de fechar o navegador, não esqueça de clicar no botão 'Encerrar sessão', no canto superior direito. Na próxima vez que você acessar o Netvibes, basta clicar no botão 'Entrar' e digitar seu e-mail (o mesmo que você usou no cadastro) e sua senha.


Continue lendo