Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Familiares pressionam cristã a deixar sua fé 0


SUDÃO – Uma mulher sudanesa que fugiu para o Egito após ter se convertido do islamismo para o cristianismo está vivendo em isolamento total, pois seus familiares estão tentando encontrá-la.

O irmão e o ex-marido de Howida Ali começaram a procurar por ela no Cairo no início deste ano, depois que um parente relatou onde ela estava. Enquanto permaneciam no país, os dois homens tentaram sequestrar o filho de Howida, de 10 anos, na saída da escola.

“Tenho medo que meu irmão nos encontre”, disse Howida, de 38 anos, que se mudou novamente para outra região. “O objetivo deles é me levar de volta para o Sudão, e lá, eles nos forçarão a aceitar a religião islâmica ou morreremos, de acordo com a sharia”.

Howida disse que se divorciou de seu marido, Esam El deen Ali, em 2001, antes de se converter ao cristianismo, por ele ser viciado em droga. Ela morava com seus pais em Cartum quando começou a ter visões com Cristo, ela conta.

“Em 2004, comecei a ter uma visão de Cristo falando comigo. Quando compartilhei com uma amiga, que é muçulmana, ela me disse que costumava ouvir essas coisas dos cristãos.”

Esse comentário levou Howida a procurar um amigo cristão do Sul do Sudão, que falou com ela sobre Jesus e orou.

“Depois daquele momento, comecei a ter mais visões com Cristo dizendo: ‘Ele é Cristo, o Bom Pastor’”.

Temendo que seus parentes pudessem descobrir que ela era cristã, em 2007, ela fugiu com seu filho de 8 anos. A família já havia tentado impedi-la de viajar porque ela não teria a companhia de um homem adulto, e porque eles não aprovavam seu divórcio.

“Eles destruíram meu passaporte, mas com a ajuda de um amigo cristão, consegui um novo e viajei em segredo.”

Seu período de paz no Egito durou pouco. No início desse ano, enquanto Howida frequentava uma igreja secretamente enquanto morava na casa de um parente muçulmano no Cairo, descobriram sobre sua conversão e avisaram seu irmão e seu ex-marido no Sudão.

Quando a encontraram, os dois homens tentaram matá-la, acusando-a de apostasia – isso com o apoio de seus parentes no Sudão e outras pessoas da comunidade, integrantes da tribo Shaingia, que praticam o islamismo tradicional.

Temendo uma possível conversão forçada, Howida tentou ir para Israel; as autoridades egípcias a prenderam na fronteira durante dois meses. Em todo esse tempo, seu filho foi colocado em um orfanato islâmico. Uma família o adotou, mas Howida conseguiu recuperar a custódia do menino assim que saiu da cadeia, em outubro.

“Paramos de sair do apartamento e de ir à igreja. Meu filho não pode mais ir para a escola todos os dias. Não podemos viver nossas vidas normalmente. Ou não posso participar de estudos bíblicos. Dependo somente de mim mesma para crescer espiritualmente, e para orar e estudar a Bíblia.”

Howida diz que sua única esperança de poder viver sua fé abertamente é morando em uma comunidade cristã em outro país, que garanta a liberdade religiosa.

Fonte: Missão Portas Abertas (via O Verbo)

Observações sobre a notícia:

Muitas pessoas perguntam o que pode acontecer com aquelas pessoas que vivem isoladas de qualquer tipo de contato com o evangelho e de pessoas cristãs que possam falar de Jesus para elas. Esta notícia nos mostra que Deus pode dar revelações especiais para elas e serem salvas da mesma forma. Glória a Deus por isto!


Continue lendo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A verdadeira religião - Carta de Tiago - parte 1 0


Quem nunca foi confrontado com a pergunta “Qual é a religião verdadeira?” Mesmo os cristãos podem se questionar se estão realmente praticando tudo aquilo que Jesus ensinou. Será que devo me enclausurar e me dedicar à uma vida monástica, abstendo-me de todo prazer, luxo e conforto, como os monges católicos? Devo largar minha profissão secular e estudar para ser ministro do evangelho, no louvor ou na pregação, como muitos cristãos sinceros o fazem? Quem sabe temos apenas que cumprir a regra de ouro, amando a todos, inclusive os que nós consideramos “inimigos”, suportando, inclusive suas práticas incompatíveis com a doutrina cristã? Como posso ter certeza que a minha vida está sendo guiada e santificada pelo Espírito Santo, contribuindo para a implantação e desenvolvimento do Reino de Deus?

Felizmente, Deus não nos deixa “na mão” em nenhum aspecto de nossas vidas desde que a entregamos a Ele. O Senhor pode, de várias formas, nos guiar no nosso desenvolvimento; seja através de nossos líderes, de nossos irmãos em Cristo, através de revelações, da Palavra escrita,... Neste texto, vou ressaltar este último método pois, creio, ser o mais inconfundível e autorizado meio que Deus utiliza para falar com cada um de seus filhos.

Peculiaridades do Livro de Tiago

Os cinco capítulos do livro de Tiago são muito conhecidos, principalmente em virtude do aparente contraste com as cartas de Paulo, no tocante à justificação. Críticos da Bíblia afirmam que há grandes contradições entre os ensinos dos dois escritores: Paulo ensina que a justificação é pela fé, enquanto Tiago declara que a justificação é por obras. Obviamente, esta aparente contradição foi facilmente desfeita. Ambos os escritores declaram que a salvação é um dom gratuito de Deus, embora cada um deles tenha realçado alguns aspectos particulares desta doutrina. Paulo fala acertadamente quando dizia que a justificação é pela fé: não há outra forma de obter o perdão de Deus e escapar da justa ira divina vindoura a não ser tendo fé nAquele que veio para nos salvar, Jesus Cristo. E Tiago concordava com isto. Entretanto, ele quis mostrar aos destinatários de sua carta que a salvação naturalmente implicava em boas obras, já que o poder salvífico de Deus opera nas vidas daqueles que realmente são convertidos. Resumindo: A salvação vem pela fé, mas a fé é demonstrada através das boas obras que resultam da salvação: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10).

Desfeita esta ‘dificuldade’, vamos nos ater ao conteúdo principal deste texto: os aspectos da verdadeira religião. A grande ênfase que a carta de Tiago exibe está numa exposição clara e simples da vivência prática do evangelho. Neste ínterim, os três primeiros capítulos são os mais expressivos.

Gozo e paciência no meio das provas

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma (Tg 1:2-4)

Não é incomum que aqueles que seguem a Jesus Cristo sejam alvo de grandes dificuldades, estejam elas no âmbito espiritual, emocional ou físico. Jesus já havia dito: “no mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33)”. É pouco provável que durante a nossa vida cristã não venhamos a enfrentar problemas. E qual a reação que nós, cristãos, devemos ter? Jesus disse que teremos paz; mas como isto funcionará se às vezes parece que estamos sob “fogo cruzado”?

Primeiramente, ao salvar-nos, Jesus reatou o relacionamento do homem com Deus. Antes estávamos em rebeldia e sob a ira Dele; agora, estamos em paz com o Senhor, considerados como filhos Dele e Seu Espírito habita em nós. A paz que temos não é a paz que o mundo tem: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo 14:27)”. Eu costumo dizer que a paz de Deus é uma “paz no meio da tribulação”. Destarte, não é algo que temos que procurar; a segurança da salvação nos faz crer que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28)”. Contudo, devemos nos alegrar de passar por provações, pois elas resultarão num aprimoramento do nosso ser. É a certeza de que Deus está trabalhando na nossa vida, produzindo um fruto de paciência (Veja Gálatas 5.22). A analogia com o ouro é muito boa: quanto mais quente, mais o ouro “sofre”. Mas com este “sofrimento”, toda a impureza é separada, ficando apenas o puro ouro.

***********************************************************
Leia a parte 2 deste texto clicando aqui.

Continue lendo