Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

domingo, 31 de julho de 2011

Conversões Islâmicas X Conversões Cristãs 0


Acabei de ler uma reportagem no jornal O Globo, nomeada “Conversões inversas na terra dos Reis Católicos”, escrita por Priscila Guilayn. A matéria trata do fenômeno religioso que ocorre hoje na Espanha: sobre as conversões entre a religião cristã evangélica e a religião muçulmana. O foco da reportagem está no fato, percebido pela autora, de que o número de convertidos do Islã para o Cristianismo é bem menor do que o número de convertidos do Cristianismo para o Islã. Ela nota também que este é um fato irônico: afinal de contas, a Espanha já travou na sua história luta contra o domínio muçulmano, na época dos Reis Fernando de Aragão e Isabel de Castella, no século XV.

O ponto que eu quero trazer para discussão é o seguinte: quão pacífica e tolerante é a religião muçulmana. Afinal, apesar de boa parte dos atentados terroristas serem motivados pelo Islamismo, há a defesa comum de que os que assim agem são de uma ala radical da religião muçulmana que, enfim, denigrem a imagem de todo o grupo.

A reportagem traz algumas entrevistas com convertidos de ambos os lados, de ex-cristãos que agora são muçulmanos, e de ex-muçulmanos, agora cristãos evangélicos. Chamou a minha atenção que todos os cristãos convertidos do islamismo citados não mostraram seus rostos, e sequer deram seus nomes completos. A justificativa para este cuidado foi dada nestes termos por um dos convertidos:

- É difícil e arriscado mostrar-se publicamente como ex-muçulmano.(...) Para os muçulmanos, sou um infiel. E no Alcorão está claro: aos traidores a pena é a morte.

- Meus pais disseram que só posso voltar a vê-los se me reconverter.

Sem mostrar o rosto por medo de represálias por sua apostasia (Fonte: O Globo)

Sobre o motivo de poucas mulheres muçulmanas sairem do Islamismo, um pastor argelino, ex-muçulmano, diz:

- São muito poucas as ex-muçulmanas convertidas. Elas se deparam com verdadeiras montanhas: quando as famílias descobrem que elas querem se converter, forçam-nas a casar-se com muçulmanos para tentar evitar.

Outra coisa que destaca-se na matéria é o que motivou as conversões. Um cristão declarou que ‘quando morava com sua família em Casablanca, Samir culpava o governo marroquino por um enorme vazio interior que tampouco o Islã era capaz de preencher. Ao chegar à Espanha, rompeu com Alá e, após uma fase ateia, caiu nos braços de Jesus’.

- O bom de ser cristão é que tudo pode ser questionado. Não há perguntas proibidas, como no Islã, onde questionar é atentar contra Alá - explica-se.

Já a militante feminista Laure Rodríguez, de 36 anos, uma convertida ao Islamismo, autodeclarada “rebelde e uma contestadora incurável”, diz o que a atraiu na religião:

- Fui tomando contato com a teologia islâmica da libertação e lendo textos de feminismo islâmico que desenham um cenário oposto à realidade de muitas mulheres muçulmanas — submissas, discriminadas, humilhadas e submetidas a seus maridos. Estes textos falam da importância do orgasmo, de desfrutar das relações sexuais, e da obrigação do marido de satisfazer as necessidades da mulher. É uma redefinição da masculinidade e das relações de gênero num marco de igualdade — explica Laure, que se negou a adotar um nome árabe, como é costume, ao recitar a shahada, o “batismo” islâmico.

O que a atraiu ao Islã foi, justamente, “o seu sentido da recuperação da justiça de gênero, da justiça social, da igualdade”.

- Ao conhecer o Islã, me dei conta de que não é uma religião, é uma forma de vida. Há uma mínima parte desta forma de vida que é o lado espiritual. Não há intermediários, como na Igreja Católica, na qual os padres são os que têm o poder de perdoar.

Laure Rodríguez, convertida ao Islã atraída por uma visão feminista da religião de Maomé (Fonte: O Globo)

Que conclusões podemos chegar a partir destes depoimentos?

Primeira: não há doutrina filosófica, política ou social que supra a necessidade que o ser humano tem de Deus. Como disse Agostinho: “a alma humana tem sede de Deus e não estará tranquila se não descansar em Deus. A alma não descansa enquanto não achar o Deus Vivo”.

Segunda: a falta de conhecimento do que o evangelho de Jesus Cristo é faz com que as pessoas não entendam que a justiça perfeita é a justiça de Deus, e que Deus somente é a fonte perfeita do bem - elas não entendem a natureza do Reino de Deus.

Terceira: a rebeldia contra Deus faz com que as pessoas busquem cosmovisões que cuidem de seus próprios interesses, ao invés dos interesses do Senhor, entre elas as motivações filosóficas, políticas, sociais, entre outras.

Quarta: obviamente, o Deus das escrituras não pode ser o mesmo Alá do Alcorão.

Quinta: o Islamismo não é pacífico, nem mesmo tolerante como muitos tentam defender.

Sexta: "ex-cristão" não significa alguém que foi cristão no sentido bíblico. Frequentador de cultos ou de missas, ou ainda, aqueles que são de lares ditos cristãos não são necessariamente crentes. O que faz alguém realmente cristão é o novo nascimento, feito por Deus na vida da pessoa. E estes perseveram até o fim, não se "desconvertem" em hipótese alguma.
Continue lendo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cosmovisões: uma introdução 0

Cosmovisão - conscientemente ou não, você tem a sua
Você já parou para pensar no que te leva a fazer as escolhas que faz? Ao olhar o mundo, como você o interpreta? Sem dúvida, há muitas formas de se observar a vida. Mas seriam todas estas maneiras verdadeiras? Você vê o mundo da forma que ele é ou da forma que gostaria de fosse?

Cosmovisão é o termo que usamos para englobar o conjunto de premissas e fundamentos que uma pessoa tem como princípios norteadores do seu modo de pensar e agir. É uma lente através da qual vemos o que nos rodeia e então tentamos entender. É a visão que temos do mundo, das coisas que nele há e da interação delas. Fazendo uma analogia, é como um mapa que indica todas as estradas de um determinado lugar, com sua geografia, indicações de lugares para comer, dormir, relaxar... permitindo ao aventureiro planejar com sucesso uma viagem. Evidentemente, o sucesso depende de quão exato tal mapa seja.

E o que eu tenho com isso?


Apesar de nem todas as pessoas discernirem perfeita e claramente a sua, cada um de nós fundamenta a vida em uma cosmovisão. Às vezes, esta visão de mundo é bastante nebulosa, misturando elementos contraditórios; outras vezes, falha em explicar aspectos importantes da realidade.

Nancy Pearcey, em seu livro Verdade Absoluta, nos ajuda a descobrir qual são os princípios básicos da cosmovisão de uma pessoa. Ela explica didaticamente que toda cosmovisão está firmada em três grandes pilares, a saber:

- criação: como tudo começou, de onde viemos;
- queda: o que deu errado, qual é a fonte do mal e do sofrimento;
- redenção: o que fazer a este respeito, como consertar o mundo;

Faça estas perguntas a si mesmo e você descobrirá a sua visão de mundo.

É importante saber sobre cosmovisões?


Há dezenas, talvez centenas, de ideias de como surgiu o mundo, de criar os filhos, como se comportar diante da natureza; inúmeras maneiras de relacionar com as outras pessoas, de entender os fatos cotidianos e os misteriosos. É praticamente impossível conhecer todas as variações de pensamento humano e preparar uma argumentação para desmistificar cada uma delas. É muito mais simples entender as bases sobre as quais estas variações de pensamento são elaboradas e então atacá-las. Se as bases não forem sólidas, elas cairão muito mais rápido do que uma casa de palha construída sobre a areia.

E se eu não tenho a cosmovisão correta?


Se eu planejar uma viagem usando um mapa incorreto, que não mostre os postos de combustível nos locais corretos, ou que mostre caminhos diferentes do que vou encontrar in loco, com certeza isto será um problema. Não chegarei onde desejo, com grande possibilidade de ficar perdido, desorientado, com fome, sono e frio. Até mesmo posso ir a algum lugar onde minha própria vida estará em risco. Não obstante, muitos ainda acham que este tipo de aventura pode trazer algum tipo de alegria, por causa da surpresa. Mas surpresas nem sempre são agradáveis. E é um risco que pessoas sensatas não devem correr.

Destarte, uma cosmovisão é correta quando aquilo que ela afirma condiz com a realidade. Simples assim. Assim como um mapa, uma visão de mundo com ‘áreas escuras não identificadas’, ou com partes faltando, não presta como um bom guia. Ignorar estas áreas não é prudente. Ou, para ser mais claro, é estupidez.

Quais são as cosmovisões mais comuns


O cristianismo é uma cosmovisão teísta bíblica, mas além dela temos muitas outras que, ou utilizam alguns dos seus elementos de forma contrabandeada, ou são patentemente contrárias. Além do teísmo, são outros exemplos de cosmovisões o ateísmo, o deísmo, o panteísmo e o politeísmo. Tratarei sobre cada cosmovisão em postagens futuras, cada qual com suas características e falhas.

Sobre qual cosmovisão você gostaria de saber mais? Escreva um comentário!
Continue lendo

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Clipping – 18-07-2011 a 24-07-2011 0

Seg. 18/07/2011

Comemora-se:

  • Dia do Trovador
  • Dia dos Veteranos de Guerra
  • Filipinas comemoram 113 anos de independência
  • Há 1947 anos Nero incendiava Roma
  • Há 145 anos 6.000 soldados morriam no Combate do Boqueirão, pela Guerra do Paraguai
  • Há 86 anos Hitler publicava "Mein Kampf", de sua autoria, considerada a "Bíblia do Nazismo".
  • Há 75 anos o Gal. Francisco Franco dava golpe de Estado na Espanha, desencadeando a Guerra Civil Espanhola
  • Há 69 anos, na 2a. Guerra Mundial, os alemães testavam pela 1ª vez vôos em caças a jato
  • Há 190 anos o Brasil anexava o atual Uruguai ao seu território, com o nome de Província Cisplatina
  • 170 anos da coroação de D. Pedro II como Imperador do Brasil
  • 102 anos do 1° Gre-nal da história, c/vitória do Grêmio por 10x0
  • há 40 anos Pelé participava pela última vez de um jogo da Seleção Brasileira. Brasil 2x2 Iugoslávia.
  • há 35 anos a ginasta romena Nadia Comaneci, com 14 anos, atingia a 1ª nota 10 da história dos Jogos Olímpico




Twittadas

  • @Claudia_Bessa "Ai de nós! Nosso coração é nosso maior inimigo." C. H. Spurgeon
  • @elisabete86 Qdo somos atraídos e isolados, o SENHOR tem coisas excelentes a nos dizer visando a nossa consolação (Spurgeon) - sobre o deserto
  • @Davarelohim 3 palavras sintetizam o livro de Atos: ascensão, descensão e expansão. CRISTO subiu, o Esp. desceu, o evangelho expandiu
  • @Davarelohim A oração é o uso + sublime q podemos dar as palavras P.T. Forsyth
  • @ProjetoSpurgeon "p/ cada bem-aventurança que o pecado poderia trazer, a Graça Divina traz uma benção 10 vezes maior; a fé dá um xeque-mate em Satã" Spurgeon
  • @JosemarBessa Visto que o homem foi capaz de traspassar e matar o seu Deus, que maldade do homem poderia nos surpreender? - Spurgeon
  • @Lolamelsi "Ah, o poder maravilhoso da Bíblia para criar uma alma de esperança nas costelas do desespero" C. H. Spurgeon
  • @elisabete86 Atraídos por amor, separados por meio de provações e confortados pelo Espírito da Verdade, conheçamos o SENHOR e cantemos de alegria -Spurgeon
  • @Pra_Taty Qdo somos atraídos e isolados, o SENHOR tem coisas excelentes a nos dizer visando a nossa consolação (Spurgeon)


Notícias de destaque

  • TRT-RS indica juízes para 10 novos cargos de desembargador. Link
  • Escrivã cristã se demite para não assinar certidão de casamento gay nos EUA Link
  • Amor aos animais está em alta porque não tem cobranças, diz especialista Link


Ter. 19/07/2011

Comemora-se:

  • Dia da Junta Comercial
  • Dia do Futebol
  • Dia da Caridade
  • Dia dos Povos Oprimidos
  • Há 141 anos a Igreja Católica Romana promulgava o controverso dogma da infalibilidade papal.
  • Laos comemora hoje 62 anos de independência.
  • Há 1.300 anos as tropas muçulmanas de Tariq ibn Ziad derrotavam os visigodos e assumiam o controle da Península Ibérica.
  • Há 42 anos Neil Armstrong tornava-se o 1° homem a pisar na superfície da Lua.




Twittadas

  • @Claudia_Bessa "Em matéria de injustiças o pior não é sofrê-las: é cometê-las". – Pitágoras.
  • @Literatuitando "Quer se trate de casa, das estrelas ou do deserto, o que faz sua beleza é invisível." (O Pequeno Príncipe)
  • @JosemarBessa Se Deus aceitasse uma sociedade ou 'igreja' tolerante e permissiva, nos daria Dez Sugestões e não Dez Mandamentos.
  • @EditoraFiel Alegria santa é o óleo que lubrifica as rodas de nossa obediência. - Matthew Henry
  • @ProjetoSpurgeon " O púlpito não é o local para palavras bonitas quando temos que tratar com as solenidades da eternidade." Spurgeon
  • @C_Spurgeon Deus me Inspira Canções na Noite - C. H. Spurgeon - http://bit.ly/nGuxkV
  • @dzwinglio "Eu não acredito em ser desumanizado para estudar a humanidade." GK Chesterton


Notícias de destaque

  • A doença de ser normal Link
  • Após reportagem de ZH, Brigada Militar faz operação em parques da Capital para coibir abusos Link
  • José Bruno não poupa críticas a Renascer em Cristo “Da Igreja dos Apóstolos não tem nada” Link
  • Equador decreta estado de emergência e lei seca de 72 horas após mortes por bebida adulterada Link
  • Rupert Murdoch analisa há um ano abandonar direção do News Corp. Link
  • Ônibus espacial Atlantis deixa estação espacial pela última vez Link
  • Operação em parques da Capital termina com identificação de 33 pessoas com antecedentes criminais Link
  • EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas Link


Qua. 20-07-2011

Comemora-se:

  • Dia do amigo
  • Dia do Frentista
  • Dia do Tatuador
  • Dia das Paraolimpíadas
  • Há 105 anos a Finlândia se tornava o 1º país do mundo a adotar o voto feminino
  • Há 67 anos Hitler sobrevivia a atentado a bomba
  • Há 42 anos Neil Armstrong tornava-se o 1° homem a pisar na superfície da Lua
  • Há 114 anos acontecia a Sessão Inaugural da Academia Brasileira de Letras.
  • Há 101 era fundada a atual FUNAI
  • Há 43 anos acontecia a Abertura Oficial das 1ªs Paraolimpíadas da história, em Chicago (USA).
  • Nasceu Alexandre, o Grande (356 aC)
  • Nasceu Gregor Mendel, Pai da Genética (1822)
  • Nasceu Santos Dumont, Pai da Aviação (1873).
  • Em 1919, Edmund Hillary foi o 1° homem a subir o Monte Everest, falecido em 2008




Twittadas

  • @TiagoJSantos Missões não são o propósito final da igreja. A adoração é. Missões existem porque a Adoração não existe" - John Piper
  • @murimarques "É sábio economizar dinheiro, mas não pense que o dinheiro lhe dá verdadeira segurança". (Kevin DeYoung)
  • @AlexandreMedina Parabéns ao relógio, esse amigo de todas as horas
  • @EditoraFiel A ansiedade nunca fortalece você para o amanhã; ela apenas o enfraquece para o dia de hoje. - J. Blanchard
  • @Davarelohim "Quando estamos com um amigo, nem estamos sós nem somos dois." A. Barthelemy
  • @pavarini "A vida é em parte o que fazemos dela, e em parte o que é feito pelos amigos que escolhemos" - Tennessee Williams
  • @DcLucasBatista O Amor Perguntou Pra amizade: - Pra que vc serve ? e ela respondeu: - Pra enxugar suas lágrimas
  • @Davarelohim A palavra amigo no hebraico é Chaver - aq q está ao lado do coração
  • @Na_Igreja Eu faria tudo só pra ver a cara do Noé ao ver entrando na Arca um casal de cupins.
  • @_SansilR A Bíblia em Áudio http://t.co/JDNF3pc


Notícias de destaque

  • Com outdoors na Capital, campanha de ateus quer conter preconceito contra pessoas sem religião - Link
  • Google faz homenagem hoje ao criador da Genética : Nascido em 20 de Julho de 1822, Gregor Mendel - Link
  • Invernada de CTG faz sucesso em apresentação de danças típicas gaúchas em frente ao principal cartão-postal da França Link
  • Estudo mostra que leitura da Bíblia gera desejo maior por justiça social e preocupação com pobreza Link
  • Nomeação de aprovado em concurso poderá ser obrigatória Link
  • Nova tecnologia deve tornar mais rápida a publicação de acórdãos. Link


Qui. 21-07-2011

Comemora-se:

  • Dia da Empregada Doméstica
  • Dia do Garimpeiro
  • Dia dos Marinheiros Mortos em Combate
  • Há 2.367 anos o incendiário grego Heróstrato destruía o templo de Artemis, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo
  • Hoje faz 30 anos que Ali Agca foi condenado a prisão perpétua por seu atentado contra o Papa João Paulo II.
  • Há 6 anos acontecia atentado terrorista em ônibus e metrô de Londres.
  • Hoje faz 28 anos do registro da mais baixa temperatura da história: -89,2°C, na Antártida
  • Há 21 anos Roger Waters, ex-Pink Floyd, fazia megashow na Alemanha, comemorando a Queda do Muro de Berlim
  • Acabou hoje, com a aterrissagem do Atlantis, a Era dos Ônibus Espaciais, que durou 30 anos




Twittadas

  • @AlexandreMedina Coração de mãe é igual telescópio: sempre cabe mais zoom.
  • @EditoraFiel Verdadeiro arrependimento é parar de pecar. - Ambrósio
  • @mwberti O site apologético NAPC republica meu artigo sobre Jesus e o Reino de Deus, confira: http://t.co/fb4Yab8
  • @Davarelohim Salvação é 1 capacete e não 1 touca de dormir - V. Havner
  • @napecnet Aquele que merece o sorriso do ímpio deve esperar a desaprovação de Deus http://bit.ly/pSVY0j
  • @carlos_da_rocha Seria mais fácil para um peixe viver encarrapitado numa árvore do que para um malvado viver no Paraíso. Spurgeon
  • @carlos_da_rocha Um velho puritano dizia: “Aquele que está perto do Seu Capitão é alvo certo dos arqueiros”. William MacDonald
  • @carlos_da_rocha As nossas almas necessitam de alimento, e não existe nenhum (alimento) para elas fora da Palavra do SENHOR - Spurgeon


Notícias de destaque

  • Atlantis aterrissa na Flórida e encerra a era dos ônibus espaciais americanos Link
  • Cuba prende pastores para convencê-los a fecharem suas igrejas Link
  • Mais da metade dos pais ‘espionam’ filhos no Facebook, diz pesquisa Link
  • Marcos Witt inicia turnê comemorativa dos 25 anos de ministério Link
  • Leitura bíblica faz com que as pessoas tenham mais consciência social, revela estudo Link
  • Alimentos, bebidas e serviços são os responsáveis pela alta da inflação nos últimos anos Link
  • PF "pode" abrir novos inquéritos sobre o Ministério dos Transportes, afirma ministro Cardozo Link
  • Missionários ajudam refugiados da Somália e da Etiópia Link
  • Emissoras de rádio podem ser obrigadas a fazer campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes Link
  • Igreja Presbiteriana do Brasil completa 152 anos Link


Sex. 22-07-2011

Comemora-se:

  • Dia do Cantor Lírico
  • Dia do Podólogo
  • Dia do Pastor Promessista
  • Dia do Trabalho Doméstico
  • Dia dos Sábios
  • Centenário de Juazeiro do Norte-CE, cidade das romarias do "Padim Ciço"




Twittadas

  • @Davarelohim A língua de alguns homens MORDE mais do que seus dentes - Spurgeon
  • @Davarelohim A paz é o sorriso d Deus refletido na alma do salvo W. Hendriksen
  • @_deniseviana A paz, se possivel, mas a verdade á qualquer preço. Lutero
  • @jacksonrangel Religião: Nunca vi homem na face da terra no passado e no presente desdenhar de Deus e da Bíblia, como Lula, e safar-se da ira divina
  • @mayafelix Está explícito no Corão: "Matem os infieis". Mais claro do q isso, IMPOSSÍVEL. Quem é de paz, mesmo, não pode ser muçulmano. Simples assim.
  • @Thycroce "Como somos todos cheios de defeitos deveríamos observar dois fatos: aprender a suportar e ser tolerantes uns com os outros." - C H Spurgeon
  • @HajaHope "O grande criador da vontade está vivo para levar a efeito suas próprias intenções." ~ C. H. Spurgeon
  • @Pra_Taty Atraídos por amor, separados por meio d provações e confortados pelo Espírito da Verdade, conheçamos o SENHOR e cantemos d alegria Spurgeon
  • @IrmaoVinicius "Para um homem que vive para Deus nada é secular, tudo é sagrado".#HumanidadeVerdadeira C.H.Spurgeon
  • @JossanaGlessa 3 palavras sintetizam o livro de Atos: ascensão, descensão e expansão. CRISTO subiu, o Esp. desceu, o evangelho expandiu. Spurgeon
  • @JosemarBessa Ah, o poder maravilhoso da Bíblia para criar uma alma de esperança nas costelas do desespero - Spurgeon
  • @JosemarBessa: Você jamais encontrará Deus enquanto busca outra coisa, ou quando o 'busca' como meio para obter outra coisa.
  • @JosemarBessa: Ninguém torna a mensagem do Evangelho relevante - Ela é relevante por ser a Palavra de Deus


Notícias de destaque

  • Construção do metrô de Porto Alegre é aprovada pelo governo federal Link
  • Grupo de neonazistas vai a júri popular por agredir jovens em Porto Alegre em 2005 Link
  • Lei libera até R$ 55 bilhões ao Bndes Link
  • Explosão na Noruega deixa ao menos um morto, diz rádio Link
  • Lula ironiza passagem bíblica que promete o céu para os pobres Link
  • O que a Bíblia condena não é a quantidade de riqueza, mas antes, a atitude errada para com ela Link
  • O cristão e o dinheiro Link
  • As campanhas publicitárias + bizarras e desonestas Link
  • Os erros mais ridículos em uma entrevista de emprego. Link
  • Polícia diz que pelo menos 80 pessoas morreram em ataques na Noruega Link


Sab. 23-07-201

Comemora-se:

  • 1840 - Golpe da Maioridade - Dom Pedro de Alcântara torna-se imperador do Brasil aos 14 anos de idade.
  • 1992 - Abecásia declara independência da Geórgia.
  • 1995 - É descoberto o cometa Hale-Bopp, um dos maiores e mais brilhantes do século XX.
  • 2011 - Morreu Amy Winehouse, cantora inglesa.




Twittadas

  • @Claudia_Bessa “Todos dizem que perdoar é uma idéia agradável até terem algo para perdoar”. – C. S. Lewis
  • @Claudia_Bessa “Já não haverá mais tempo quando o juízo vier e, quando não houver mais tempo, qualquer modificação será impossível”. – C. H. Spurgeon
  • @C_Spurgeon As trevas não constituem escuridão alguma para Deus. - Spurgeon
  • @renanmcir Resumo minha teologia, no momento, em quatro palavras: Cristo morreu por mim! - Spurgeon
  • @HajaHope "Antes que o sol se ponha, pense em algum ato que leve à conversão de alguma pessoa e execute-o com todas as suas forças." ~ C. H. Spurgeon
  • @JosemarBessa A graça perdoa tudo, perdoa gratuitamente, perdoa completamente, perdoa para sempre! - Spurgeon
  • @Marcos_Habib "Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar." Charles Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "Se vivemos, Jesus estará convosco; e se morrermos, estaremos com Jesus" Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "Tem medo da morte? Jesus foi a morte da Morte" Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "Nos piores momentos, confiemos no Senhor que torna a escuridão da sombra da morte em manhã" Spurgeon
  • @cincosolas Ensinamos a crer no Espírito Santo, quer dizer que se nos manda esperar nEle todos os bens que nos foram prometidos na Escritura. Calvino
  • @augustuslopes A Declaração de Manhattan é um excelente documento contemporâneo de viés cristão sobre a atual guerra cultural - http://ow.ly/5LK1J
  • @ProjetoSpurgeon "Só podemos entrar no Céu através da posse da vida celeste em virtude de termos sidos feitos novas criaturas em Cristo Jesus" Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon “A imaginação do homem é uma perpétua fábrica de ídolos.” (Calvino)
  • @jogodopoderpr Na voz de Reginaldo Rossi as letras cantadas por Amy seriam terrivelmente bregas. Mas na voz dela os colonizados não enxergam a breguice
  • @cincosolas Sem Ele [Espírito Santo] não haveria senão trevas em nossa inteligência e perversidade em nosso coração. João Calvino
  • @cincosolas: O Espírito Santo é quem nos ilumina com sua luz para que saibamos perfeitamente as riquezas que possuímos em Cristo. Calvino
  • @ProjetoSpurgeon "O homem que tem o hábito de comunhão com Deus em oração secreta é um homem vivo, pois a oração é a respiração vital da alma" Spurgeon
  • @PauloSilva_7 A GRAÇA não é um passaporte para você viver do jeito que quer, e sim o dom que te habilita a viver como filho legítimo de Deus
  • @PauloSilva_7 A GRAÇA pode ser mais SEVERA que a própria LEI, para aquele que tenta usa-la como PRETEXTO para sua LIBERTINAGEM.
  • @Davarelohim A oração é o fôlego do verdadeiro cristianismo - J.C. Ryle


Notícias de destaque

  • Após atentados, Exército e polícia reforçam segurança em prédios noruegueses Link
  • Atenção, consumidor: 'juro zero' é estratégia de marketing. Link


Dom. 24-07-2011

Comemora-se:

  • Dia de Simón Bolívar (Equador)
  • 1883 - O município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, torna-se a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública.
  • 1969 - Projeto Apollo: a Apollo 11 regressa à Terra ao cair no Oceano Pacífico.
  • 1783 - Nasceu Simón Bolívar, político venezuelano (m. 1830).
  • 1802 - Nasceu Alexandre Dumas, pai, escritor francês (m. 1870).
  • 1568 - Morreu Carlos de Espanha, Príncipe das Astúrias (n. 1545).
  • 2003 - Morreu Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro (n. 1937).




Twittadas

  • @cincosolas Você já ouviu Jesus proferir-lhe uma palavra dura? Se não, duvido que o tenha ouvido dizer alguma coisa! (Oswald Chambers)
  • @eriksoneas Saco cheio de combater as drogas e a sociedade aplaudir artistas drogados, liberar marcha da maconha etc. Ó, contradição!!
  • @PloftUei "As doutrinas da graça são boas, mas a graça das doutrinas é melhor ainda." Spurgeon
  • @C_Spurgeon O Sofrimento Produz Crentes Fortes – C. H. Spurgeon http://bit.ly/qPWPjP
  • @KadidjaSantos "Um cristão deve brilhar tanto em sua vida, que uma pessoa não possa viver com ele uma semana sem conhecer o evangelho." (Charles Spurgeon)
  • @Lima_dany "Deus tinha um Único Filho e fez Dele um missionário". David Livingstone
  • @Frasescristas "Ateus expressam sua raiva contra Deus embora, na sua opinião Ele não exista." C. S. Lewis
  • @FladimaUchoa "Ninguém olhará para Cristo sem que o Espírito de Deus o incline a fazer isso." - Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon ?"O amor não pisoteia a verdade, a proclama sem temor" David Diamond
  • @cincosolas Não é tolo quem entrega o que não pode reter para ganhar o que não pode perder. (Jim Elliot)


Notícias de destaque

  • Quasar tem o maior depósito de água já visto no Universo - Link
  • Por que Deus quis escrever a Bíblia? Link
  • NASA seleciona local de pouso do robô Curiosidade em Marte - Link
  • O que motiva as pessoas a compartilhar nas redes? Link
  • 143 fantásticas fotos de nuvens | Gizmodo Brasil Link
  • 'Barganha' com Obama não é possível, diz republicano Link
  • Chávez retoma atividades na Venezuela após tratamento contra o câncer em Cuba Link
  • Cristãos se reúnem com Obama para falar de cuidados com os pobres Link
  • Carol Celico conta o real motivo de sua saída da Igreja Renascer Link
  • Nova temporada da série Dexter mostrará a aproximação do serial killer com a religião Link




Videos legais

O Porco, c/ Paul Washer
Continue lendo

domingo, 24 de julho de 2011

A Reforma e o Homem 0


Conhecemos, pois, algo deslumbrante a respeito do homem. Entre outras coisas, conhecemos a sua origem e quem ele é – criado à imagem de Deus. É o homem maravilhoso não apenas quando é “nascido de novo” como um cristão, é também maravilhoso como o fez Deus a Sua própria imagem. Tem o homem valor e dignidade em função daquilo que foi originalmente, antes da Queda.

Estava, há pouco, fazendo uma série de preleções em Santa Bárbara, quando me foi apresentado um rapaz viciado em entorpecentes. Era um jovem de semblante delicado e expressivo, cabelos longos e encaracolados, os pés calçados com sandálias, e trajava calça rancheira. Assistiu a uma das preleções e confessou: “Isto é completa novidade para mim; nunca ouvi coisa alguma igual a isto”. Voltou na tarde seguinte e eu o saudei. Olhou-me firmemente nos olhos e disse: “O senhor me cumprimentou de maneira tocante. Por que me tratou assim?” Respondi-lhe: “é porque eu sei quem você é – sei que você foi criado à imagem de Deus”. Em seguida tivemos uma demorada e notável conversa. Não podemos tratar as pessoas como seres humanos, não podemos vê-las no alto nível da verdadeira humanidade, a menos que conheçamos realmente a sua origem – quem são. Deus diz ao homem quem ele é. Deus nos declara que Ele criou o homem à própria imagem. Portanto, o ser humano é algo maravilhoso.

A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23/07/2011), segundo a Polícia Metropolitana de Londres. Ela tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas. Foi criada à imagem de Deus, mas ela também fazia parte da corrupção típica da nossa raça.

Deus, entretanto, nos diz algo mais a respeito do homem – fala-nos acerca da Queda. Isto introduz o outro elemento que precisamos conhecer a fim de entendermos o ser humano. Por que é, a um tempo, criatura tão maravilhosa e tão degradada? Quem é o homem? Quem sou eu? Por que pode o homem realizar estas coisas que o fazem único, no entanto, porque é ele tão horrível? Por que?

Diz a Bíblia que você é maravilhoso porque é feito à imagem de Deus e degradado porque, em determinado ponto espaço-temporal na história, o ser humano caiu. O homem da Reforma sabia que a criatura marcha rumo ao Inferno em razão da revolta contra Deus. Todavia o homem da Reforma e aqueles que após a Reforma forjaram a cultura do Norte Europeu sabiam que, enquanto o homem é moralmente culpado diante do Deus que existe, ele não é o nada. O homem moderno tende a julgar-se ser nada. Aqueles, entretanto, sabiam que eram exatamente o oposto do nada porque conheciam o sentido de serem feitos à imagem de Deus. Embora decaídos e, a parte da solução não-humanista de Cristo e Sua morte substitutiva, iriam para o Inferno, isto não significava, contudo que eram nada. Quando a Palavra de Deus, a Bíblia, veio a ser ouvida, a Reforma teve resultados tremendos, tanto nas pessoas individualmente, que se tornavam genuínos cristãos, como na cultura em geral.

O que a Reforma nos diz, pois, é que Deus falou nas Escrituras tanto acerca do “andar de cima” como do “andar de baixo”. Falou em verdadeira revelação acerca de Si mesmo – as coisas celestiais – e falou em verdadeira revelação a respeito da própria natureza – o cosmos e o homem. Portanto, tinham os Reformadores uma real unidade de conhecimento. Eles simplesmente não tinham o problema renascentista de graça e natureza! Obtinham real unidade, não que fossem mais sagazes, mas porque alcançavam uma unidade cuja base se achava no que Deus revelara em ambas as áreas. Em contraste com o Humanismo que Tomás de Aquino liberara e o Humanismo que o Catolicismo Romano fomentara, não reconhecia a Reforma qualquer porção autônoma.

Não queria isto dizer que não restava liberdade para a arte ou a ciência. O oposto é que era verdade; havia agora a possibilidade da verdadeira liberdade dentro da forma revelada. Contudo, ainda que haja liberdade para a arte e a ciência, não são elas autônomas – o artista e o cientista também se acham debaixo da revelação das Escrituras. Como se verá, sempre que a arte ou a ciência procuraram fazer-se autônomas, certo princípio sempre se manifestou – a natureza “devora” a graça e, consequentemente, a arte e a ciência bem logo começaram a parecer destituídas de significação.

A ideologia nazista dizia que por ser a nação a expressão da raça, a grandeza da raça poderia ser avaliada de acordo com a capacidade e desejo de uma "raça" em obter uma grande terra natal. As realizações germânicas na ciência, tecnologia, filosofia e cultura eram interpretadas como evidências científicas para apoiar a ideologia racista nazi.

A Reforma teve não poucos resultados de tremendo alcance e tornou possível a cultura que tantos dentre nós admiramos afetuosamente – ainda que a nossa geração a esteja agora lançando fora. Confronta-nos a Reforma um Adão que era, usando a terminologia característica da forma de pensamento do século vinte, um homem não-programado – não arranjado como um cartão perfurado de um sistema de computação. Uma característica que marca o homem do século vinte é que ele não pode visualizar isto, uma vez que é de todo infiltrado por um conceito de determinismo. A perspectiva bíblica, entretanto, é clara – homem não pode ser explicado como totalmente determinado e condicionado – posição que forjou o conceito da dignidade do homem. Há pessoas que buscam hoje apegar-se à dignidade do homem, entretanto não têm base conveniente em que se fundamentar pois que perderam a verdade de que o homem foi feito à imagem de Deus. Ele era um homem não programado, um homem revestido de significado numa história de alto sentido, capaz de alterar a história.

Temos, pois, no pensamento da Reforma um homem que é alguém. Vemo-lo, porém, envolvido numa condição de revolta e a rebeldia é real – jamais uma “peça de teatro”. Uma vez que é um ser não programado e de fato se revolta, ele incide em genuína culpabilidade moral. À vista disto, os Reformadores compreenderam algo mais. Tiveram uma compreensão bíblica da obra de Cristo. Compreenderam que Jesus morreu na cruz em função substitutiva e em ação propiciatória a fim de salvar o homem da verdadeira culpa que sobre ele pesa. Necessitamos reconhecer que, no instante em que nos pomos a alterar a noção bíblica da verdadeira culpa moral, seja falsificação psicológica, seja a falsificação teológica ou seja de qualquer outra forma, nosso conceito da obra de Jesus não mais será bíblico. Cristo morreu pelo homem que tinha uma culpa moral verdadeira por ele próprio ter feito essa real e verdadeira escolha.

Excerto extraído do livro A Morte da Razão, de Francis Schaeffer




Sinopse
O homem já morreu. Deus já morreu. A vida se tornou uma existência sem significado, e o homem não passa de uma roda na engrenagem. A única via de escape passa por um mundo fantástico de experiências, drogas, absurdos, pornografia, uma “experiência final” elusiva, e de loucura. Se esta é a mentalidade do século vinte, como aconteceu? E como podemos fazer com que a fé cristã tenha sentido para o mundo de hoje? Dr. Schaeffer, Diretor do Comunidad L’Abri na Suíça mostra o histórico de como a arte e a filosofia têm sido o espelho do dualismo existente no pensamento ocidental desde o tempo da Renascença. Hoje, este dualismo se expressa no desespero quanto ao descobrir o racional, e no escape para o mundo não racional que é o único que oferece alguma esperança. Esta tendência é vista na literatura, na arte e na música, no teatro e no cinema, na televisão e na cultura popular.
Continue lendo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O pecado e as batatas 0

Cinemática básica

Como podemos saber se algo está ou não em movimento? As primeiras aulas de Física no Ensino Médio têm a função de prover uma resposta adequada a esta pergunta. A professora diria:

- Precisamos de um referencial. Só podemos saber que um móvel está se movimentando quando comparado a outro.

Assim, se estou em um trem em movimento, estarei me movendo em relação ao pedestre na estação, mas estou em repouso em relação a outra pessoa dentro do mesmo trem.

Moralidade em movimento

Da mesma forma, como podemos saber se algo é moralmente certo ou errado? Também há a necessidade de uma referência fixa, a qual, por comparação, dirá facilmente o que é e o que não é conforme.

Mas precisamos eleger um referencial confiável. Se compararmos um ato nosso com o ato de outra pessoa, pode ser que ele seja bom, ou que ele seja mal. Talvez um ato seja bom dentro do mesmo grupo (assim como a relação de movimento de companheiros de viagem no trem), mas fora dele seja mau (em relação a uma pessoa que esteja na plataforma, no exemplo acima). E vice-versa.

O problema aumenta quanto maior for a amplitude da janela de tempo considerado. O que é moralmente certo hoje pode não ter sido há alguns séculos, assim como o que é errado agora pode ser o certo amanhã. É uma dificuldade de ordem tão vultosa quanto o número de opiniões que um ser humano pode ter, multiplicado pelos anos que a humanidade pisará este planeta.

Não dá pra negar o mal

Como diz Chesterton, em seu livro Ortodoxia, o pecado é um fato positivo tão real quanto as batatas. Está nas ruas, dentro das casas, dentro de nós mesmos. É inegável que há algo errado com nosso mundo. Sabemos que existem coisas más. Afirmar tal coisa, e de forma justificada, só é possível se um padrão moral absoluto existir. Muitos ateus e outros tipos de religiosos também reconhecem a maldade, mas não têm nenhum fundamento sólido sobre o qual podem construir sequer uma “barraca argumentativa”.

Pisando a areia fofa

É difícil manter uma discussão usando termos relativistas. Não há como afirmar nada com certeza; tudo é firme como areia movediça. E há tolos que são enganados e tropeçam nas suas próprias palavras, como, por exemplo, aqueles que defendem que tudo é relativo. Esta própria ideia deve ser considerada de forma absoluta, ou pode ser relativizada também? Se aquela for verdadeira, então nem tudo é relativo. Se a última é correta, então o relativismo está morto mesmo antes de nascer. É tudo tão óbvio que chega a ser irritante. A dificuldade na conversação reside na teimosia dos relativistas em desconstruir todos os conceitos que entrarem em pauta.

Uma rocha eterna

A Bíblia - Palavra de Deus - diz que existe um padrão fixo de referência. É em relação a este padrão que deve-se fazer comparações. Os nossos atos estão de acordo com o que Deus diz que devemos fazer? Se estão, então é certo. Se não estão, consequentemente é falso.

Nem todos aceitam a Bíblia como guia e regra de prática e fé. Preferem outros tipos de compêndios no qual se basear. Estes, feitos por outros homens, ou mesmo elaborado por si mesmo, ao seu bel-prazer. Nada novo, é claro, afinal, há muito tempo existem os que fazem o que parecia bem aos seus olhos (Juízes 17:6). Entretanto, como poderiam obrigar os outros a seguir o seu próprio manual? Que tipo de argumento poderiam eles usar? A resposta, é claro, é NENHUM TIPO DE ARGUMENTO.

Contudo, os crentes podem declarar que seguem os mandamentos daquele que criou céus e terra, e que tem todo o direito de legislar sobre a sua criação, e que todas as suas criaturas lhe devem obediência irrestrita. Estes mandamentos são tão sólidos quanto uma rocha, e tão eternos quanto o próprio Deus. E é por este padrão que todas as nossas ações e pensamentos são julgados.

A pergunta que fica

Quem pode ser considerado um indivíduo bom? Ah, talvez você seja melhor ou pior que o Adolf Hitler, melhor ou pior que a Madre Tereza... mas e fizermos a comparação com o Deus Todo-Poderoso, a Majestade Santa, Aquele que Jesus Cristo disse que é o único que é Bom? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:18). Quem poderá, então, salvar-se?

A resposta que sobra

Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. (Marcos 10:27). Inclusive trazer espíritos mortos à vida!


Série: Levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.



Continue lendo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Clipping – 11-07-2011 a 17-07-2011 0

Seg. 11/07/2011

Comemora-se:

  • 1921 - Independência da Mongólia
  • 1576 - O corsário e explorador inglês Martin Frobisher avista a Groenlândia.
  • 1828 - Miguel I, de tendência absolutista, é aclamado rei de Portugal.
  • 1995 - Ocorre o Massacre de Srebrenica, quando os bósnios de etnia sérvia capturam a cidade muçulmana de Srebrenica.
  • 1274 - Nasceu Roberto I, rei da Escócia
  • 1836 - Nasceu Carlos Gomes, compositor brasileiro de música erudita
  • 1934 - Nasceu Giorgio Armani, estilista italiano.
  • 1971 - Morreu John W. Campbell, escritor e editor norte-americano.
  • 1989 - Morreu Sir Laurence Olivier, ator britânico.
  • 2001 - Morreu Cândida Branca Flor, cantora portuguesa.
  • Dia dos Trabalhadores em Telefonia
  • Dia do Mestre de Banda
  • Dia do Rondonista
  • Dia Mundial da População
  • Dia da Coincidência
  • Há 478 anos o Rei Henrique VIII da Inglaterra era excomungado da Igreja Católica, pelo Papa Clemente VII
  • Há 76 anos a organização comunista ANL (Aliança Nacional Libertadora) era colocada na ilegalidade pelo Pres.Getúlio Vargas.




Twittadas

  • @aclasila "Você não tem uma alma; você É uma alma. Você tem um corpo".C S Lewis
  • @Prlucinho Se você não cruzou por Satanás recentemente, então provavelmente está indo na direção dele (C.S.Lewis)
  • @pavarini Saiba como publicar um livro e entrar na lista dos best-sellers http://ow.ly/5ALRt
  • @JorgeBessa O que muitos homens desprezam como "Doutrina", o Novo Testamento chama de "O Evangelho". - J. Gresham Machen
  • @JorgeBessa Falácias não deixam de ser falácias por se tornarem moda. - G.K. Chesterton
  • @prmariofreitas "Não gostamos de ser o país mais pobre do mundo. Mas tememos ser uma igreja rica e nos esquecermos de Deus" (Ephraim Manirakiza, de Burundi)
  • @Davarelohim Os defeitos são profundos, quando o AMOR é superficial - Pr Marcelo
  • @JoonBarros "Os ímpios florescem para se tornarem combustível. Os justos florescem para dar frutos" D L Moody
  • @Davarelohim Quando Deus mede um homem, passa a fita métrica em torno do CORAÇÃO, não do cérebro
  • @ProjetoSpurgeon Você nasceu de novo? - J.C.Ryle on Scribd http://www.scribd.com/doc/59094433
  • @ProjetoSpurgeon A Responsabilidade Humana on Scribd http://www.scribd.com/doc/59094294
  • @filipeniel: O melhor antídoto para a a imoralidade sexual, impureza e cobiça é um coração satisfeito em Deus que transborda em ações de graça.
  • @joorgelalf: Nós não merecemos NADA, e esta é uma das coisas que torna a Graça tão mais linda e desejável.
  • @vanessapontual Você jamais se perderá por excesiva devoção a Cristo
  • @bruna_brunafs: "A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo." C. H. Spurgeon
  • @NoemiFuzaro: "Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje." (Spurgeon)
  • @Davarelohim "Quando Deus mede um homem passa a fita ao redor do coração e não do cérebro"
  • @rosaeverton Nunca um punhado de ovos ruins chegou a dar num bom omelete. "C. S. Lewis"
  • @EscolhiEsperar "Conhecer a Deus é o objetivo da vida cristã. Se você falhar nisso, seus esforços terão sido em vão." Flávio Valvassora
  • @intervalocristo Nós, Igreja de Jesus, não podemos achar que não temos responsabilidade social alguma pelo fato do Reino de Deus não ser desta terra
  • @um_virgem Um elefante incomoda muita gente, mas um tio que pergunta "e as namoradas?" incomoda muito mais
  • @Davarelohim Se estudarmos os gigantes, teremos menos probabilidade de nos tornarmos pigmeus - C. Noble
  • @Davarelohim As mentes brilhantes têm propósitos; as outras têm desejos - W. Irving
  • @Jabesmar “Aquele que é moderadamente mau, sabe que não é muito bom; o que é inteiramente mau, acha-se muito bom” (C S Lewis).
  • @Jabesmar “Uma coisa que caracteriza a ação do homem mau é que ele, se tem que renunciar alguma coisa, exige que td mundo também o faça” (C S Lewis).


Notícias de destaque

  • Pearl Jam tocará em Porto Alegre no dia 11 de novembro Link
  • Dúvidas na hora de escolher um curso à distância? Confira dicas do Ministério da Educação Link




Ter. 12/07/2011

Comemora-se:

  • 1979 - Dia da independência de Quiribati.
  • 1806 - Dezasseis estados imperiais germanos abandonam o Sacro Império Romano-Germânico e formam a Confederação do Reno.
  • 1975 - São Tomé e Príncipe declara independência a Portugal.
  • 2006 - Tem início a Segunda guerra do Líbano entre Israel e o Líbano.
  • 1884 - Nasceu Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano.
  • 1903 - Nasceu Orígenes Lessa, jornalista, romancista e ensaísta brasileiro.
  • 1904 - Nasceu Pablo Neruda, poeta chileno.
  • 1536 - Morreu Erasmo de Roterdã, filósofo neerlandês.
  • Hoje é Dia do Engenheiro Florestal
  • Dia dos Conselhos de Enfermagem




Twittadas

  • @ProjetoSpurgeon "É certo afirmar que quanto mais conhecemos a Deus mais fácil será confiar nEle." Spurgeon
  • @ruuuubia O Filho de Deus tornou-se homem para possibilitar que os homens se tornem filhos de Deus. C.S. Lewis
  • @JosemarBessa Se o céu te reivindicou o inferno não pode ter você.
  • @Davarelohim A humildade são os joelhos da alma - T. Adams
  • @Davarelohim O homem deveria ter vergonha de ser orgulhoso, visto q Deus foi humilhado por amor a ele - Agostinho
  • @Davarelohim Se insistirmos em nossa glória, Deus retirará a sua - J. Blanchard
  • @Davarelohim O orgulho é o desejo perverso das alturas - Agostinho
  • @Claudia_Bessa Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me corrompem.#Agostinho#
  • @Na_Igreja Harry Potter Brasileiro. É Macumbeiro.
  • @Eudmarly "Pregadores eficazes devem ser teólogos autênticos” (Charles H. Spurgeon)
  • @Claudia_Bessa João Calvino “Deus jamais encontrará em nós algo digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso”.
  • @lucassouzabanda Não veja o movimento do #EuEscolhiFornicar como uma afronta. Todas as coisas cooperam. Diga porque você faz parte da #GeracaoEscolhiEsperar
  • @lucassouzabanda Eu faço parte da #GeracaoEscolhiEsperar porque eu sei que Deus tem o melhor pra mim, sempre.
  • @ivanparecyvet A voz de Deus ressoa através do mundo inteiro; mas ela só penetra o coração dos santos, em favor de quem a salvação está ordenada. (Calvino)


Notícias de destaque

  • Presídio Central terá que reduzir número de detentos a partir de agosto Link
  • Segundo ataque de aviões em 12 horas mata oito militantes islâmicos no Paquistão Link
  • Israel abre para visitação diária local onde Jesus Cristo foi batizado Link
  • Veja como começou a hashtag #geracaoescolhiesperar em Link


Qua. 13/07/2011

Comemora-se:

  • Dia Mundial do Rock
  • 1878 - É firmado o Tratado de Berlim em que Sérvia, Montenegro e Romênia tornam-se completamente independentes do Império Otomano.
  • 1923 - O Letreiro de Hollywood é oficialmente inaugurado nas colinas acima de Hollywood, Los Angeles.
  • 1945 - Projeto Manhattan: é levada a cabo a experiência Trinity, considerada o início da Era Atómica.
  • 100 a.C. - nasceu Júlio César, líder político e militar romano


Qui. 14/07/2011

Comemora-se:

  • Dia do Administrador Hospitalar
  • Dia do Propagandista de Laboratório
  • Dia Nacional do Combate à Doença Vascular Periférica
  • Dia da Liberdade de Pensamento
  • Dia Global de Ação contra Queimadas
  • Dia Mundial de Protesto Antinuclear




Twittadas

  • @ProjetoSpurgeon "A preguiça fica na cama com síndrome de insatisfação permanente, enquanto a diligência consegue saúde e prosperidade" Spurgeon
  • @Literatuitando "Quero o impossível. Quero o inesperado." (Clarice Lispector)
  • @Claudia_Bessa Não é a força da nossa fé que salva, mas sua veracidade. John Rogers
  • @Claudia_Bessa A lei descobre a doença. O evangelho dá o remédio”. – Martinho Lutero.
  • @Claudia_Bessa “A lei diz ‘faça’; a graça diz ‘está feito’.” – John Henry Jowett.]
  • @renatovargens O presente é o ponto em que o tempo se encontra com a eternidade." C.S.Lewis
  • @Davarelohim Todo homem quer ser rei, todo rei quer ser deus, todavia, somente DEUS quis ser homem
  • @ProjetoSpurgeon o cristão tem o melhor dos líderes, Jesus - o Capitão da salvação, através do qual podemos ser mais que vencedores Bispo J.C.Ryle
  • @pastordemetrio: "Você pode ocultar sua fraqueza de seu melhor amigo, mas não a esconderá de seu pior inimigo."C.H.Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon " Não se detenha porque você não pode pregar na igreja de São Paulo; fique feliz por falar para uma ou duas pessoas em sua aldeia." Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "Vocês, jovens cheios de esperança, arregacem as mangas de suas camisas e comecem a trabalhar" Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "Acreditem em Deus, agarrem-se ao trabalho árduo e verão que as montanhas são removidas." Spurgeon


Notícias de destaque

  • Ateu conquista o direito de usar escorredor de macarrão em foto da carteira de motorista Link
  • Estudante de Santo Ângelo cria protótipo de bengala eletrônica Link
  • Estudos atestam que ingestão diária de medicamento evita contaminação pelo HIV Link



Sex. 15/07/2011

Comemora-se:

  • Dia do Pecuarista
  • Dia do Homem
  • Há 216 anos a França adotava La Marselhesa como seu hino nacional.
  • Há 177 anos a Rainha Maria Cristina de Bourbon extinguia oficialmente o Tribunal da Inquisição na Espanha, em desuso há 14 anos
  • Há 912 anos a 1ª Cruzada conquistava Jerusalém.




Twittadas

  • @Frasescristas Certamente você realizará o propósito de Deus, ñ importa como esteja agindo, mas faz diferença se você serve como Judas ou como João. Lewis
  • @Na_Igreja Essa mulher é "Osso duro de roer". Disse Adão.
  • @Davarelohim Homens mortos, tiram de si sermões mortos, e sermões mortos - MATAM! E.M. Bounds
  • @um_virgem Teoria da Relatividade: são 6:20. Você cochila por mais cinco minutos. São 7:30!


Notícias de destaque

  • 10 Ateus que levaram o ateísmo ao extremo!!! Link
  • Cientistas transformam pele em neurônios - Link
  • População da Capital é a que menos cresceu entre nove regiões metropolitanas nos últimos 10 anos Link
  • Pr Isaltino dá uma “invertida” em Mailson da Nóbrega - Aqui: Link
  • Jovem cristão é preso por evangelizar em Universidade Link
  • Terremoto de seis graus de magnitude atinge o Chile Link


Sab. 16/07/2011

Comemora-se:

  • 1782 - Estreia da primeira ópera de Mozart, O Rapto do Serralho.
  • 1945 - Projeto Manhattan: tem início a Era Atómica quando os Estados Unidos realizam a Experiência Trinity ao detonar uma bomba atómica de plutónio em
  • Alamogordo, no estado norte-americano do Novo México.
  • 1969 - É lançada a Apollo 11, a primeira missão espacial tripulada a pousar na Lua.




Twittadas

  • @Claudia_Bessa O diabo coloca diante de nós nossos antigos pecados, que se transformam em serpentes. A cruz de Jesus, porém, destrói todos eles- Spurgeon
  • @C_Spurgeon Nenhuma mente humana pode estimar o valor infinito do sacrifício divino - Spurgeon
  • @Willcjc Pensar não me faz um filósofo, assim como cantar não me faz músico. Toda vocação carece de formação.
  • @Claudia_Bessa Oh! Não descanse, até que o amor e a fé em Jesus sejam as maiores paixões de sua alma! - Spurgeon
  • @joelmorais "O ministro com sua bíblia é como Davi com sua pedra e funda, plenamente equipado para peleja". C H Spurgeon


Notícias de destaque

  • Tire suas dúvidas sobre a revisão do teto do INSS aos aposentados e pensionistas Link
  • Brasileiras são aliciadas pelo tráfico internacional de pessoas - Brasil é o maior exportador de mulheres das Américas: Link
  • Jars of Clay fará turnê pelo Brasil em setembro Link


Dom. 17/07/2011

Comemora-se:

  • Dia mundial contra a seca e a desertificação.
  • 1762 - Catarina II torna-se Czarina da Rússia, depois do assassinato de Pedro III.
  • 1936 - Uma rebelião conservadora contra o recém-eleito governo espanhol de esquerda da Frente Popular detona a Guerra Civil Espanhola.
  • 1976 - História de Timor-Leste: a Indonésia anexa Timor, que se torna na 27.ª província daquele país




Twittadas

  • @ProjetoSpurgeon "É preferível a tristeza de quem suporta a iniquidade do que a alegria de quem a comete.” Agostinho
  • @AMECristo "Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas." Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon "a Fé olha para todas as ruínas da Queda e acredita que o sangue de Cristo trará a vitória" Spurgeon
  • @ProjetoSpurgeon “A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.” Agostinho
  • @ProjetoSpurgeon “Há homens que se agarram à sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua. “ Agostinho
  • @ProjetoSpurgeon "Nada mais a não ser o mérito e a intercessão de Cristo, pode prevalecer diante de Deus para outorgar-nos a graça da conversão" J. Alleine
  • @ProjetoSpurgeon "A causa final ou o fim da conversão é a salvação do homem e a glória de Deus." J. Alleine


Notícias de destaque

  • Quando a Escola é o Espaço do Inferno Link
  • PL 122/2006 é batizado como Lei Alexandre Ivo Link
  • Folha de S. Paulo expõe os números impossíveis da parada gay de São Paulo Link


Vídeos legais

Este é o meu Rei!


Your Love Never Fails – Jesus Culture


A Torta de Deus


O Evangelho do Entretenimento - C. H. Spurgeon


Steve Hill - Onde Estão os Homens de Deus


Medidor de Bondade
Continue lendo

domingo, 17 de julho de 2011

Eleição 0

Eleição significa ‘ato de eleger’, ‘escolha’,’opção’. A Bíblia fala que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis nele (Efésios 1:4) Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor . Ele não somente nos escolhe como um povo, mas nos chama individualmente para sermos alvo da sua graça salvadora. Não somos coadjuvantes em meio a uma multidão; Deus nos chama pelo nome. Conhece cada um intimamente; até os fios de cabelo estão contados.

Mas alguns criticam a posição de que Deus é soberano para escolher aqueles a quem Ele vai conceder a salvação. Preferem uma posição mais universalista, talvez pensando que, no final, todos serão salvos. Outros, um pouco menos heterodoxos, preferem dizer que todas as pessoas têm, igualmente, a possibilidade de se salvar, desde que pela sua livre e espontânea vontade aceitem o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Destas duas alternativas, a primeira é a mais terrível; afinal, parece que toda a obra de Jesus, o evangelho, as provações, e tudo o que se fala sobre a gravidade do pecado e a beleza da santidade não passa de uma brincadeira, apenas um joguinho para entreter, durante as eras, uma deidade que na verdade é sádica.

A Palavra de Deus diz muito claramente que Ele nos escolheu (os salvos) antes da fundação do mundo. Antes de nascer, o Pai já havia determinado pela sua majestade e soberano poder aqueles que o sangue de Jesus iria cobrir (Romanos 9:11) Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama) .

Mesmo assim, parece que uns precisam ter uma parte, nem que seja ínfima, na obra redentiva. “Ah, eu aceitei a Cristo. Eu tive fé.” Ora, mesmo a fé para crer é um dom de Deus (Efésios 2:8) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus . Outros baseiam a escolha na presciência de Deus: “Ah, Deus sabia que eu iria aceitar a Cristo quando ele me fosse oferecido, por isso ele me elegeu”. Isto é engano, meu irmão. E mais: isto é orgulho! Isto retira a glória de Deus e a coloca na sua escolha! A Bíblia diz que a salvação não vem das obras, mas da graça.

Deus precisa de um motivo para eleger uns e rejeitar outros? Sim, com certeza. Uma escolha sempre é baseada em motivos, em desejos. O que devemos ter em mente na eleição divina é que os motivos não estão localizados em nós, pois não há nada no homem que seja bom (Isaías 64:6) Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam . Se as nossas justiças são más assim, imagine as nossas injustiças! Destarte, a fonte das razões da escolha de Deus reside Nele mesmo.
Continue lendo