Depravação Total é um nome dado para uma das cinco doutrinas da graça que tratam da operação salvífica de Deus para a humanidade. A saber, as cinco doutrinas são:
- Depravação Total (Total Depravity)
- Eleição Incondicional (Uncondicional Election)
- Expiação Limitada (Limited Atonement)
- Graça Irresistível (Irresistible Grace)
- Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)
Em inglês, as sentenças formam um acróstico, TULIP (tulipa, em português), figura que é usada como referência à doutrina destes cinco pontos. Não é sem significado que as doutrinas sejam representadas por uma flor; afinal, elas exalam o cheiro suave do amor gracioso do Senhor. Mas algumas de suas pétalas são mais difíceis de serem admiradas. É o caso da Depravação Total. Minha intenção é elaborar vários textos, reunidos pelo mesmo marcador (Depravação Total), tentando extrair a essência desta pétala, elaborar um perfume e aplicá-la na vida cristã.
Entendendo a doutrina
Pois bem. Lendo rapidamente a expressão, ela parece dizer que todo homem é tão mal quanto o poderia ser. Mas o significado é outro. Ela quer dizer que cada parte componente do homem está corrompida: o corpo físico, as emoções, a vontade e o intelecto. Ou seja, a humanidade padece debaixo de corpos, sentimentos, desejos e mentes arruinadas. Isto não se deu na criação original de Deus, mas pela desobediência de nosso representante-mor.
Adão foi este representante. Deus o havia avisado: “no dia em que comeres do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás ). Desobedecendo, ele pecou. Neste momento, Adão não quebrou a perna, nem machucou o braço: ele morreu. O seu espírito morreu. Perdeu totalmente a comunhão com o Criador (Isaías 59:2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.). O fruto foi tão amargo em seu ventre que mesmo apresentar-se diante de Deus lhe era motivo de pavor e vergonha. Ele e sua mulher Eva descobriram quão horrível é exporem-se nus e pecaminosamente sujos perante a Divindade (Gn 3:10 Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me ).
E o legado desta miséria foi passado, deles para seus filhos, e para os filhos dos seus filhos. Toda a humanidade herdou a natureza caída e corrompida pelo pecado cometido em Adão. Alguns até podem questionar se ele foi o melhor representante para a nossa raça. Eu tenho certeza que foi, por três motivos bem simples: primeiro, porque ele foi criado perfeito; segundo, porque ele estava num lugar perfeito, o Éden. E terceiro, ele foi a escolha do próprio Deus, e não há motivo para desconfiar que o Senhor não tenha feito a melhor escolha possível. Na verdade, o fato do melhor homem ter errado desta maneira só agrava a situação da humanidade em relação a Deus.
O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um (Salmos 14:2-3).
A Bíblia ensina que todos os homens, exceto Jesus Cristo (Hebreus 4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.), são depravados física e espiritualmente (Salmos 53:3 Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um). Ela também declara que cada parte do ser humano é depravada. Não somente os atos das pessoas são condenáveis, mas os seus pensamentos, seus desejos e emoções (Gênesis 6:5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente). A Bíblia ainda acrescenta que cada uma destas partes é totalmente decaída. Não parcialmente, mas completamente. Pois o ser humano está morto espiritualmente.
Quando o homem se torna pecador? Quando comete o primeiro pecado, ou antes? A resposta é que o ser humano já nasce com disposição para pecar, ou seja, ele peca porque É pecador (Salmos 51:5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe., Salmos 58:3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.). Ao contrário do que algumas filosofias ensinam, o homem não nasce como uma tabula rasa, isto é, como se fosse um papel em branco, sem nenhum conhecimento inato (cf. Aristóteles). Há quem advogue que o homem nasce bom, e a sociedade ou o ambiente é que o corrompe (cf. Rousseau). Como se isto não fosse enganoso o suficiente, pensam que o homem deveria ser a medida de todas as coisas (cf. Protágoras). Quão torto será este mundo se o tomarmos pelo nosso padrão arruinado!
É tudo muito sério e drástico o que esta doutrina bíblica ensina. Veja que, por causa do pecado, há uma maldição sobre a humanidade e sobre toda a ordem criada. E a imprecação vem de Deus (Deuteronômio 28:15-68 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres. O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres. O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro. O Senhor dará por chuva à tua terra pó; do céu descerá sobre ti a poeira, ate que sejas destruído. O Senhor fará que sejas ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás deles; e serás espetáculo horrendo a todos os reinos da terra. Os teus cadáveres servirão de pasto a todas as aves do céu, e aos animais da terra, e não haverá quem os enxote. O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te; o Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração. Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve. Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não a desfrutarás. O teu boi será morto na tua presença, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não te será restituído a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve. Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e desfalecerão de saudades deles todo o dia; porém não haverá poder na tua mão. O fruto da tua terra e todo o teu trabalho comê-los-á um povo que nunca conheceste; e serás oprimido e esmagado todos os dias. E enlouquecerás pelo que hás de ver com os teus olhos. Com úlceras malignas, de que não possas sarar, o Senhor te ferirá nos joelhos e nas pernas, sim, desde a planta do pé até o alto da cabeça. O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra. E virás a ser por pasmo, provérbio e ludíbrio entre todos os povos a que o Senhor te levar. Levarás muita semente para o teu campo, porem colherás pouco; porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e as cultivarás, porém não lhes beberás o vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as devorará. Terás oliveiras em todos os teus termos, porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona te cairá da oliveira. Filhos e filhas gerarás, porém não te pertencerão; porque irão em cativeiro. Todo o teu arvoredo e o fruto do teu solo consumi-los-á o gafanhoto. O estrangeiro que está no meio de ti se elevará cada vez mais sobre ti, e tu cada vez mais descerás; ele emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será a cabeça, e tu serás a cauda. Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, por não haveres dado ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te ordenou. Estarão sobre ti por sinal e por maravilha, como também sobre a tua descendencia para sempre. Por não haveres servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por causa da abundância de tudo, servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, em fome e sede, e em nudez, e em falta de tudo; e ele porá sobre o teu pescoço um jugo de ferro, até que te haja destruído. O Senhor levantará contra ti de longe, da extremidade da terra, uma nação que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; nação de rosto feroz, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço; e comerá o fruto dos teus animais e o fruto do teu solo, até que sejas destruído; e não te deixará grão, nem mosto, nem azeite, nem as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, até que te faça perecer; e te sitiará em todas as tuas portas, até que em toda a tua terra venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas; sim, te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que o Senhor teu Deus te deu. E, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão, comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que o Senhor teu Deus te houver dado. Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti, o seu olho será mesquinho para com o seu irmão, para com a mulher de seu regaço, e para com os filhos que ainda lhe ficarem de resto; de sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos que ele comer, porquanto nada lhe terá ficado de resto no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas. Igualmente, quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra, será mesquinho o seu olho para com o homem de seu regaço, para com seu filho, e para com sua filha; também ela será mesquinha para com as suas páreas, que saírem dentre os seus pés, e para com os seus filhos que tiver; porque os comerá às escondidas pela falta de tudo, no cerco e no aperto com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas. Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus; então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas da tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades malignas e duradouras; e fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tiveste temor; e eles se apegarão a ti. Também o Senhor fará vir a ti toda enfermidade, e toda praga que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído. Assim ficareis poucos em número, depois de haverdes sido em multidão como as estrelas do céu; porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor teu Deus. E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, para fazer-vos o bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e sereis desarraigados da terra na qual estais entrando para a possuirdes. E o Senhor vos espalhará entre todos os povos desde uma extremidade da terra até a outra; e ali servireis a outros deuses que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, deuses de pau e de pedra. E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma. E a tua vida estará como em suspenso diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não terás segurança da tua própria vida. Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a tarde; E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo que terás em teu coração, e pelo que verás com os teus olhos. E o Senhor te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te disse: Nunca mais o verás. Ali vos poreis a venda como escravos e escravas aos vossos inimigos, mas não haverá quem vos compre.), Aquele que é o único a quem devemos prestar contas (Hebreus 4:13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.). E nisto tudo Ele é completamente justo em irar-se. O pecado é uma afronta terrível à Sua natureza absolutamente santa.
Tudo o que fazemos é mau?
Se julgarmos segundo padrões humanos, pode parecer que não somos tão maus assim. Criamos bem os nossos filhos, amamos as nossas esposas, fazemos doações, dedicamos tempo e dinheiro a obras sociais... Há muita coisa boa nas ações das pessoas. Jesus mesmo disse algo sobre este assunto (Mateus 7:11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?). Mas se formos medidos pelo padrão divino, não sobra nada. Para algo ser realmente bom para Deus, deve passar por estas duas peneiras:
1. Tudo deve ser feito para a glória de Deus
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)
Quem pode dizer que faz algo para que Deus seja glorificado? Mesmo muitos ateus fazem obras louváveis perante os homens. Mas com certeza a sua intenção não é de exaltar o Criador e a sua justa lei. Portanto, é pecado. Mesmo os crentes pecam assim, querendo uma pontinha de glória própria, até mesmo ao gabar-se do sucesso de seus esforços evangelísticos, por exemplo! Orgulho e presunção nunca são bons (1 Coríntios 5:6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?; Tiago 4:13-16 Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.).
2. Tudo o que se faz deve estar firmado e ter origem na fé
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado (Romanos 14:23).
Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Então, todas as coisas que são feitas sem ter por esteio a fé são detestáveis a Ele. É isto que se quer dizer quando o homem não faz nada bom (Salmos 53:3 Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um). Por exemplo: se não discernirmos que todas as coisas que possuímos são de Deus, e que somos apenas mordomos, despenseiros dEle, podemos cair na pretensão de achar somos muito dignos por financiar obras sociais, construir orfanatos ou até mesmo ao dar comida para um mendigo. Curioso é que tais coisas são feitas porque são resultado do que os teólogos costumam chamar de ‘graça comum’ de Deus. O crédito das obras não vai para a conta destas pessoas que praticam, mas para a do Senhor. É Ele quem move as pessoas para fazer o que quer. Pela Sua Soberania, ele governa o mundo restringindo o mal em sua totalidade.
A vontade do homem natural é contrária a Deus. A Palavra é enfática em dizer que o homem jamais irá até Deus para ser salvo (João 3:19-20 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.). A razão é porque ele não quer (João 5:40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!). Se esta analogia ajudar, pense em uma balança, onde num dos pratos você coloca a vontade de agradar Deus e tudo o que é reto, justo e puro, e no outro prato coloque o que satisfaz seus próprios desejos. A natureza do seu coração ainda não regenerado, ou seja, morto em delitos e pecados (Efésios 2:1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados), faz a balança SEMPRE pender para o lado da sua própria satisfação, como se o seu próprio coração de pedra estivesse amarrado deste lado da balança. Mas esta analogia também é falha, pois, de acordo com a Bíblia, na verdade a balança está quebrada. Não há nunca nenhum desejo de fazer o bem. Não há absolutamente nada neste lado da balança (Romanos 8:7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser).
Por ora, estamos sabendo que esta é a condição do homem perante seu Criador; mas o que devemos (ou podemos) fazer? Este é um assunto para os próximos posts.
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