Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Se Ele é justo, por que temer Seu castigo? 0





Continuação das perguntas feitas no livro 'The necessity of atheism', de Percy Bysshe Shelley. Partes anteriores: Primeira Segunda Terceira.

Se ele é justo, por que temer que ele castigue as criaturas que ele encheu de fraquezas?

Deus criou o homem perfeito. Ele não nos fez cheio de fraquezas, como descabidamente a frase acima incita. No momento em que o primeiro homem pecou, a culpa do pecado já caiu sobre ele, mesmo antes de Deus ter 'multiplicado as dores do parto da mulher' ou ainda 'aumentado a dificuldade de conseguir o próprio pão'. O medo começou no exato momento em que Adão desobedeceu; decaiu do patamar de perfeição, e era impossível voltar a ele. Após isto, cada um de nós nasceu com esta 'capacidade' de pecar; e é o que de fato fazemos, com nossas próprias forças.

Talvez a pergunta correta que deveria ser feita neste caso seria: Se Ele é justo, porque se importou em prover uma salvação da morte eterna ao invés de nos deixar seguir nosso próprio caminho em direção à destruição? Se Ele é justo, porque entregou Seu próprio Filho à morte ao invés de deixar que nós perecêssemos? Este é o pecado sem perdão: ouvir a Verdade e a desprezar. Recusar tamanha obra de amor. Uma das profecias mais marcantes sobre Cristo está no livro de Isaías, que fala sobre Aquele pelo qual nossos pecados foram perdoados: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is 53:5), porque "todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho (Is 53:6)". Entretanto, "o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos". E ainda hoje há muitos que, quando ouvem falar de Jesus, o desprezam,e não fazem dele caso algum (Is. 53.3). Não é só o pecado que cometemos todos os dias que será punido, mas este pecado maior: "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (Heb 2:3-4) Não é à toa que o escritor de Hebreus expressou: "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (Heb 10:29).

Deus sabe que somos cheios de fraquezas, incapazes de fazer o bem. Nunca alcancaremos a Deus por mérito próprio. Mas "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16). "Quem crer e for batizado será salvo" (Mar 16:16). "E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (Ap 22:17).


Related Posts with Thumbnails