Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 6 de julho de 2007

O "Segredo" 35



"Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina. Desejosos de ouvir novidades, escolherão para si uma multidão de mestres, ao sabor das suas paixões, e hão-de afastar os ouvidos da verdade, aplicando-os às fábulas" (2 Tim 4, 3-4).

Não pode se dizer que é uma novidade no mundo editorial. O livro "O Segredo", de Rhonda Byrne traz em seu enredo idéias há muito divulgadas, porém com substituição de algumas coisas por outras. Usar o poder da nossa própria mente para conseguir não uma, mas qualquer realização pessoal, em todos os aspectos: financeiro, amoroso, profissional...

A diferença é que, anteriormente, o elemento místico vinha de algum poder externo à nós mesmos, uma força, um ou vários deuses, ou espíritos, qualquer coisa. Mas a tendência atual das pessoas é a de rejeitar qualquer coisa relacionada à religião. Não há mais espaço pra Deus na vida moderna, onde a competição é determinante para manter seu emprego, seus amigos, a pessoa amada; é estimulada a cobiça e o orgulho todo tempo. Seguir os ensinamentos de Jesus, que muitas vezes nos faz passar por tribulações, e que incentiva a colaboração, a entrega de toda sua vida a Deus, a humildade, e o não-apego às coisas materiais, certamente não é muito agradável, nem fácil. A esperteza do livro, que se tornou um grande sucesso de vendas no mundo inteiro (e que virou até filme), é que estes elementos místicos antigos foram trocados pela ciência. Uma ciência nova, digamos de passagem: a física quântica, que está sendo uma grande pedra de tropeço até para os cientistas. Pra quem é fã de carteirinha do deus deste século - neste caso, a ciência - esta obra parece muito agradável e muito esclarecedora. E olha que nem é muito científico o que é usado, mas tem uma "aura" de ciência. Parece real. Parece que funciona. Parece experimentável. Parece. Quem quiser ler mais sobre isto, veja a revista Galileu deste mês (jul/2007).

Já que Deus não atende nossos apelos egoístas, precisamos de outra forma de conseguir o que queremos. E agora, o egoísmo humano chegou ao ponto de apelarmos somente a nossa mente, nosso pensamento. Trazer coisas à realidade pelo nosso próprio poder. É um estágio onde não precisamos de ninguém mais. Pra nada. É só ver a vendagem de livros de auto-ajuda. Que, aliás, não ajudam em nada. Quem compra um livro destes, acaba comprando outros. Não porque funcione, mas porque não acharam o que queriam. Esperam encontrá-lo na próxima leitura. Rhonda Byrne, sim, é que descobriu o segredo: o segredo de ganhar dinheiro, se aproveitando a ignorância das pessoas. Que, a propósito, não é segredo pra ninguém mais.

Related Posts with Thumbnails