![]() |
Amor ao dinheiro é raiz de todos os males |
"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, e sabendo-o também sua mulher, e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías não era teu? E vendido não estava em teu poder? Como pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disso. Levantando-se os moços, o cobriram e, levando-o para fora o sepultaram.Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que tinha acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Vendeste por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e te levarão também a ti". Atos 5:1-9
Devemos levar em consideração alguns atributos de Deus:
- Onisciente
- Justo
- Sábio
- Soberano
Pedro, ao receber a oferta de Ananias, soube, através do Espírito Santo que nele estava, que Ananias estava mentindo sobre o valor real da venda. Deus tudo sabe; é impossível alguém esconder qualquer coisa que seja. Nesta passagem, verifique que nem Deus e nem Pedro não estavam obrigando a Ananias que desse todo o valor do terreno. O problema é que Ananias quis parecer mais espiritual perante os outros, parecer mais generoso do que realmente ele estava sendo. Estava mentindo. Mentindo ao Espírito Santo. mentindo a Deus. Seu caráter ainda era o mesmo da velha criatura. Não era uma pessoa íntegra.
Podemos perguntar: porque ele e sua mulher Safira morreram? Porque Deus não lhes deu tempo para se arrependerem?
Deus, acima de tudo, é soberano e todo-poderoso. Deus também é um Deus de justiça. Sabemos que Deus julgará a todos, uma hora ou outra, por tudo o que fizeram. Agora, a hora que este julgamento será feito é jurisdição apenas de Deus, pois Ele é soberano. Ele pode fazer justiça na hora que bem entender. Devemos confiar em Deus, afinal de contas, pois Ele é sábio e justo para usar de sua misericórdia ou de sua ira no momento que achar mais oportuno.
Se Deus não lhes deu tempo para se arrependerem, é porque provavelmente nunca o fariam. Deus sabe de antemão o que vai acontecer, e muitas vezes retirou Sua mão para castigar o povo quando este mostrava arrependimento. Um exemplo clássico foi o povo da cidade de Nínive, que se arrependeu dos seus pecados com a pregação do profeta Jonas.
A morte de Ananias e Safira serviu como um sinal para os crentes da época, para que quando cressem, o fizessem de todo o coração, renovando suas mentes e corações. Deus provavelmente quis demonstrar que a verdadeira igreja não deve ter cristãos hipócritas, que O lisonjeia com a boca mas seu coração está longe de seguir Sua vontade. Não que os hipócritas ou falsos cristãos não existissem depois e hoje, mas naquela época, na formação da igreja, a integridade fosse, talvez, mais relevante.