Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 3 de julho de 2007

Ananias e Safira 16



Amor ao dinheiro é raiz de todos os males

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, e sabendo-o também sua mulher, e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías não era teu? E vendido não estava em teu poder? Como pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disso. Levantando-se os moços, o cobriram e, levando-o para fora o sepultaram.
Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que tinha acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Vendeste por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e te levarão também a ti". Atos 5:1-9

Devemos levar em consideração alguns atributos de Deus:
- Onisciente
- Justo
- Sábio
- Soberano

Pedro, ao receber a oferta de Ananias, soube, através do Espírito Santo que nele estava, que Ananias estava mentindo sobre o valor real da venda. Deus tudo sabe; é impossível alguém esconder qualquer coisa que seja. Nesta passagem, verifique que nem Deus e nem Pedro não estavam obrigando a Ananias que desse todo o valor do terreno. O problema é que Ananias quis parecer mais espiritual perante os outros, parecer mais generoso do que realmente ele estava sendo. Estava mentindo. Mentindo ao Espírito Santo. mentindo a Deus. Seu caráter ainda era o mesmo da velha criatura. Não era uma pessoa íntegra.

Podemos perguntar: porque ele e sua mulher Safira morreram? Porque Deus não lhes deu tempo para se arrependerem?

Deus, acima de tudo, é soberano e todo-poderoso. Deus também é um Deus de justiça. Sabemos que Deus julgará a todos, uma hora ou outra, por tudo o que fizeram. Agora, a hora que este julgamento será feito é jurisdição apenas de Deus, pois Ele é soberano. Ele pode fazer justiça na hora que bem entender. Devemos confiar em Deus, afinal de contas, pois Ele é sábio e justo para usar de sua misericórdia ou de sua ira no momento que achar mais oportuno.


Se Deus não lhes deu tempo para se arrependerem, é porque provavelmente nunca o fariam. Deus sabe de antemão o que vai acontecer, e muitas vezes retirou Sua mão para castigar o povo quando este mostrava arrependimento. Um exemplo clássico foi o povo da cidade de Nínive, que se arrependeu dos seus pecados com a pregação do profeta Jonas.


A morte de Ananias e Safira serviu como um sinal para os crentes da época, para que quando cressem, o fizessem de todo o coração, renovando suas mentes e corações. Deus provavelmente quis demonstrar que a verdadeira igreja não deve ter cristãos hipócritas, que O lisonjeia com a boca mas seu coração está longe de seguir Sua vontade. Não que os hipócritas ou falsos cristãos não existissem depois e hoje, mas naquela época, na formação da igreja, a integridade fosse, talvez, mais relevante.

comment 16 comentário(s):

Forest on 23 de março de 2008 às 16:54 disse...

Ananias e Safira não foram mortos por Deus, mas por Pedro, ao demonstrar ganância por dinheiro, como o fazem inúmeros líderes religiosos de hoje. A morte de Ananias e Safira já estava programada, ao ponto de haver um carrasco pronto para desfechar o golpe de morte na nuca do casal. Muitos já discorreram sobre isso, mostrando que se tratou de um crime bárbaro, e que a Bíblia blasfema ao citar o nome de Deus como o assassino. Tomás de Aquino na Suma Teológica, no sub-título Part II.2, Question 64, Article 4 intitulado: Whether it is lawful for clerics to kill evil-doers? (Edição em Inglês) mostra que houve, sim, um crime bárbaro.

Anônimo disse...

na época q anania e safira foram mortos, Jesus ja havia passado na terra pregando a paz e o amor, e tbm o evangélio ja era pela graça e não pela lei, então pq eles foram mortos?
e tbm não podemos esqueçer q pedro negou a jesus 3 vezes na hora q jesus mais precisava dele.
seria pedro o homem mais correto para decretar a morte de um casal usando o nome de Deus?
eu acredito eu Deus, e se Deus enviou seu filho para pagar nossos pecados, naum, acredito q ele ordenaria a morte de um casal só pra servir de lição. esse trecho é complicado
um abraço a todos!

Anônimo disse...

Sabe porque os Ananias e Safiras não morrem mais? porque os Pedros se corromperam, não tem a facilidade de dizer "tudo pertence a você"

Anônimo disse...

A chantagem e a exploração dos fiéis é antiga, hein! Deve ser daí que Edir Macedo e a Bispa Dônia aprenderam a fazer o mesmo. Pelar os recursos dos fiéis. Templo é dinheiro. E bota dinheiro nisto. Pobre do Ananias que caiu no conto do vigário!

Anônimo disse...

acreditar que Deus condenou à morte Ananias e Safira é o mesmo que acreditar que Deus é perverso e mal, é personificar o Criador como Imperfeito, é não crer e não entender, quando Jesus nos ensinou; Nenhuma ovelha se perderá..
Acreditar nisso desta forma, é não conhecer os preceitos Judáicos do momento sobre que recairam entre o casal.
Acreditar nisto desta forma é desconhecer a história, e acreditar no fundamentalismo das palavras, é não crer em Jesus, é não crer que Deus Criador é bom e perfeito.

Leandro Teixeira disse...

Arte e Espírito:

A bondade de Deus não é a bondade que muita gente pensa, do tipo "relevo tudo o que você fez" ou "passar a mão na cabeça e dizer: não foi nada...". Além disto, não afaste a justiça de Deus da Sua bondade. Muito conveniente escolher partes que mais lhe agrada, hein!? Quanta falta de temor a Deus... Leia de novo o texto. Melhor ainda, leia a Bíblia. Conheça o Autor dela; mas pra valer, ok?

Você disse:
"acreditar que Deus condenou à morte Ananias e Safira é o mesmo que acreditar que Deus é perverso e mal, é personificar o Criador como Imperfeito,"

Me explique porque você pensa desta forma. Você falou, falou... e não disse nada...

Anônimo disse...

Ananias e Safira queriam parecer ser aquilo que não eram, queriam queimar etapas rumo ao crescimento espiritual. Para tanto, venderam a propriedade que não queriam vender. Doaram o dinheiro que não queriam doar. E como não queriam doar tudo, pois nem vender estava no coração deles, doaram parte. Porque o que eles mais queriam, era fingir ser o que não eram, queriam falsificar a Obra de Deus no coração.
A verdade, seja ela qual for na vida, é a única coisa que interessa pra Deus, só assim Ele conhecerá verdadeiramente nossos corações.
O que passar disso - como já se sabe - provém do maligno.

Anônimo disse...

Deus sempre será misericordioso com suas ovelhar, mas também é Deus de justiça. Deus é conhecedor do ontem, o hoje e o amanhã. Por tanto, Deus conhecia o coração e o pensamento de ananias e Safira. Pedro errou em negar que conhecia e estava com Jesus, mas Deus sabia que Pedro arrependiria do que tinha feito. Ananias e Safira não iriam se arrepender, pois deixaram que o diaboformasse em seus corações odesejo de esconder parte da herdade da venda de sua casa. O fiel que acredita em Deus não duvida nunca da vitória D'Ele em sua vida.Quem dera os pastores de hoje reunisse os empresários e irmãos de finança abençoada para ajudar aqueles que tem tão pouco ou cumprir o que Jesus disse: Cuidai das viúvas e órfãos. Parabens pelo estudo.

Pr Paulo Rangel on 13 de dezembro de 2009 às 10:56 disse...

entre a teologia de Tomas de Aquino e a Biblia devemos ficar com a Biblia Deus é soberano ele sabe como agir com somos nós pra contestar a morte de Ananias Tomas de Aquino deixou muitos erros escrito que nem ele mesmo sabera responder na eternidade

Anônimo disse...

Eu acho q Deus sabe o futuro e sabia q talvez o casal não se arrependesse e outra ele é um Deus de justiça nós todos vamos passar pelo julgamento mas Deus pode antecipar a hora q ele bem quiser ele é o dono do universo se ele fez isto ele o Senhor Deus tem uma boa explicação.Deus ama teus filhos não vai deixar um filho teu q pereça sem ter pecado.

Anônimo disse...

NAO TERIA SIDO BEM MAIS "HUMANO" E CARIDOSO SIMPLESMENTE DIZER AO ANANIAS QUE A OFERTA DELE NAO IRIA SER ACEITA POIS ELE ESTAVA MENTINDO? DESSA FORMA ELE TERIA TIDO UMA OPORTUNIDADE DE REFLETIR...PORTANTO, MATAR O POBRE ANANIAS SEM DAR-LHE OPORTUNIDADE DE EVOLUIR FOI UM CRIME BARBARO..E JESUS BEM HAVIA ENSINADO QUE OS PECADOS DEVERIAM SER PERDOADOS SETENTA VEZES SETE...MAS OS APOSTOLOS E EM ESPECIAL O PEDRO, CASO ESSA HISTORIA SEJA VERDADE (O QUE DUVIDO) NAO APROVEITARAM AS LICOES DO MESTRE...

Leandro Teixeira disse...

Anônimo:

Muito mais 'humano', com certeza. Desde Adão e Eva, os 'humanos' pensam que sabem mais do que Deus. Até querem ser mais misericordiosos que Ele.

Quem tirou a vida de Ananias e Safira foi Deus. Se você ler bem a Bíblia, verá que Deus é Senhor sobre nossas vidas, e ele a dá ou a tira como lhe apetece. Chama-se soberania.

Leia a Palavra na posição de quem quer aprender com Deus, não na de ensiná-lo.

Unknown on 20 de abril de 2010 às 16:49 disse...

ANANIAS E SAFIRA NÃO FORAM MORTOS PORQUE PEDRO OS DISSE,MAS PELA MENTIRA E DESONESTIDADE DE AMBAS AS PARTES.CREIO QUE ACONTECEU O MESMO COM ELES O QUE ACONTECIA NO VELHO TESTAMENTO,EM QUE O PROFETA DE DEUS CHEOIS DO ESPÍRITO SANTO DECLARAVA E ACONTECIA.POR OUTRO LADO A TRINDADE DE DEUS NÃO É MÁ E NEM ASSASSINA,MAS SIM JUSTA,POIS SAFIRA E ANANIAS QUERIAM PARECER O QUE NA REALIDADE NÃO ERAM.

Anônimo disse...

Quanto ao comentário desse "Anônimo", penso que, se ele não sabe nem o básico da língua portuguesa que é o nosso idioma, que condições tem de opinar em assunto tão especial como esse?!
Ah, só para terminar, "evangelho" escreve-se com "lh"; "esquecer" é sem cedilha; nomes de pessoas escrevem-se com maiúsculas.
Abraços, "Outro Anônimo"

euriza disse...

Assunto muito estudado, na escola Biblica. Ananias e sua esposa hávia feito um voto de fidelidade com Deus mas não cumpriu seu voto. Assim roubaram a Deus negando sua oferta estipulada por eles, como nós quando deixamos de ser dizimistas e ofertantes fiés. Deus não estava reivindicando o valor, mais sim sua fidelidade. Deus é Amor mas é justiça. Que a morte de Ananias e Safira nos sirva de exemplo para servos fiés.se vc tiver alguma duvida deste estudo leia em Eclesiastes cap5vér4até6 assim vc entenderar.Abraço a todos que Deus os abençõe grandimente....

Anônimo disse...

tenho lido os comentários, e acho um abissurdo as pessoas não terem o conhecimento nem a discernimento da palavra de Deus. Orem mais e busquem a presença de Deus para poder traduzir essa história, e saber´porque ananias e safira foram condenado a morte, espero outros comentários mas maduro não alguns absudo que tenho lido. Apesar da opinião ser livre para todos.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails