"A Bíblia é um catálogo de crueldade" afirmou escritor português
Os comentários do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago ofenderam a igreja católica de Portugal.
— A Bíblia é um catálogo de crueldade e do pior na natureza humana — disse no domingo Saramago, durante a apresentação de sua nova obra, Caim.
O frei Manuel Morujao, porta-voz da igreja católica portuguesa, respondeu que as declarações do autor de Ensaio sobre a cegueira eram "ofensivas''.
Esta não é a primeira ocasião que Saramago entra em confronto com as autoridades católicas. Em 1991, seu romance O Evangelho segundo Jesus Cristo causou impacto por apresentar Jesus vivendo com Maria Madalena. O novo livro de Saramago mostra uma visão crítica e às vezes humorística da vida do filho de Adão e Eva. (De Zero Hora).
*****************************************************************
Comentários da notícia:
Saramago está certo. A Bíblia relata o que há de pior na humanidade. É um documento histórico que narra a sua queda e as mais diversas formas de atrocidades que o ser humano pode cometer quando está longe de Deus. Fala também de diversas tentativas que o homem fez de se aproximar de Deus por mérito próprio, e também de tentativas de substituir o Verdadeiro Senhor por outro qualquer que lhe fosse mais conveniente. Mas mais do que uma tragédia, a Bíblia também conta do plano de amor maravilhoso que foi escrito desde o começo dos tempos para que esta mesma humanidade perdida fosse salva pela inteira misericórdia e graça de Deus, o único Deus.