É curioso. Muitas pessoas afirmam que a moralidade 'poda' a liberdade delas. Dizem que nenhuma regra moral, religiosa, tem o direito de impedir a ação de um indivíduo. As regras morais antigas não servem para hoje, estão ultrapassadas.
O materialismo científico afirma que não existe algo que funcione fora das estritas e homogêneas leis da ciência. O que é, é. Não tem como ser diferente. Moralidade, arte, liberdade, criatividade, dignidade... são apenas expressões inúteis, sem nenhuma base na qual se apoiar: são ilusões. Isto nos reduz a meras máquinas, que fazem o que devem fazer, sem opção; da mesma forma que uma pedra atirada para cima cai novamente: a lei da gravidade age nela. Ela tem que descer: não há escolha.
A moralidade, assim como a liberdade, transcende a 'máquina': ela não é dependente dos mecanismos naturalistas biológicos. Se abolirmos a moralidade objetiva (que não é própria de cada pessoa, mas definida por algo externo a nós mesmos), como querem alguns, para que o ser humano seja realmente livre, aí sim que estaremos presos. Completamente presos. Meros robôs biológicos.
Aí está o paradoxo: Ao abolirmos a moralidade para termos liberdade, ficaremos mais presos do que nunca estivemos. A liberdade, pode-se afirmar, é definida em termos do que se deve e o que não se deve fazer. Quem diria!
7 comentário(s):
Olá, Leandro!
Sou o Vitor do blog "Despertai, Bereanos!" gostaria que você me adicionasse no MSN para que possamos conversar sobre esses assuntos de interesse mútuo como apologética. Acredito que nós podemos podemos ser mais eficazes com um pouco de organização e unidade.
vitorsnt@gmail.com
Um abraço!
Vitor
Olá Leandro Texeira.
Paz!
Obrigado pela sua visita ao nosso blog da IEQ recife.
Parabéns pelo trabalho realizado em seu blog, os temas são muitos pertinentes e o visual é muito bom.
Que Deus abençõe você e todos que fazem a IEQ em Santo Ângelo.
Celson Coêlho
http://ebqrecife.blogspot.com/
Olá!
Passei, li e gostei!
Bj
Mena
Muito pertinetes as suas palavras. Também sou professor da EBD, na classe de adolescentes. Tem sido para mim uma luta dominical ensinar doutrinas bíbicas, por que existem inúmeros fatores que se contrapoem diretamente, e no final sempre vem a pergunta: "Mas porque não pode tal coisa? Todos os meus amigos fazem?" Entretanto, tem sido uma experiencia maravilhosa e recompensadora lecionar para adolescentes. Vamos trocar e-mails, é difícil encontrar pessoas de bom caráter hoje em dia, preciso de algumas dicas.
http://reidouniverso.blogspot.com
Muito bom seu texto...
Estou justamente lendo o livro "Cristianismo Puro e Simples" do C.S. Lewis, e coincidentemente discorre sobre a moral, convenções sociais, etc...
Agraços
Gostaria que vc escrevesse um artigo abrangente sobre o tema LIVRE-ARBÍTRIO. Gostaria que vc falasse sobre o controverso pensamento do Jonathan Edwards e sobre o controverso pensamento do Norman Geisler. POR FAVOR ! É POSSÍVEL?
Fernando Jatobá
Oi Fernando!
É possível sim, porém aviso que pode demorar um pouco... preciso terminar alguns posts ainda, e quase estou sem tempo (infelizmente). Mas assim que puder, trarei algo sobre o assunto, que também me interessa.
Abraços!
Postar um comentário