Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O jovem cristão e o sexo - parte 4 3



O jovem cristão e o sexo - parte 4
Sexo antes do casamento

A Bíblia não contém nenhuma passagem onde esteja explicitamente escrito: “Não farás sexo antes do casamento”. Mas a partir de várias passsagens , fica muito claro que a prática de sexo extra-conjugal (e aí o sexo antes do casamento também se enquadra) não é aprovada por Deus.

Primeiramente, o casamento é uma festa, uma situação de grande alegria:
Mt 9:15 E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.


O casamento era uma prática tão comum quanto comer e beber, mesmo antes dos tempos do dilúvio:
Mt 24:38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca


Casamento implica testemunhas:
Lc 14:8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
Jo 2:1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
Jo 2:2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.


Se um casal tiver dificuldades em controlar seus instintos sexuais, que se casem, e não pequem. É claro que deve haver amor no relacionamento; não se deve casar apenas para ter relações sexuais licitamente. Aliás, se não houver amor nem respeito um pelo outro, o sexo dentro do casamento é tão pecaminoso quanto o sexo fora dele.
1Co 7:9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
1Co 7:28 Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.
1Co 7:36 Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.


O casamento é uma aliança; só se quebra com a morte:
1Co 7:39 A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.


A Bíblia em geral abençoa o matrimônio:
Hb 13:4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.


O dívórcio é o término legal de um casamento, mas que Deus não aprova:
Mt 5:31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Mt 5:32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.


Passagem que condena aqueles que proíbem o casamento:
1Ti 4:3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;


Várias outras passagens condenam os atos sexuais que são considerados como pecado: adultério, prostituição e fornicação:
Mt 5:27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Mt 5:28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mt 5:31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Mt 5:32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mt 15:19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Jo 8:3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
1Co 7:2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
1Co 6:10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Gl 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Ef 5:3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Ef 5:4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
Ef 5:5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.Col 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
1Ts 4:3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
1Ts 4:4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
1Ts 4:5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
1Ti 1:10 Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
Ap 21:8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Ap 22:15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
1Co 6:13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.


Depois de todas estas passagens bíblicas, é inacreditável que haja pessoas que defendam o sexo antes do casamento como algo bom e aceito por Deus. Veja: o que o adultério, a prostituição e a fornicação têm em comum? Todas elas são praticadas fora do âmbito do casamento! Se assim não fosse, como faríamos para diferenciar uma relação sexual caracterizada como adultério, por exemplo?
Adultério = sexo com alguém que não seja seu esposo/esposa, sendo casado(a);
Prostituição = sexo com alguém que não seja seu esposo/esposa, com cobrança ou não de pagamento;
Fornicação = sexo com alguém que não seja seu esposo/esposa, sendo solteiro(a).


Se Deus considera estes três pecados, quem pratica sexo antes do casamento se enquadra em qualquer um destes acima, e, portanto, se encontra abaixo da condenação de Deus. Mas, todo e qualquer pecado pode ser perdoado por Deus, desde que haja arrependimento e mudança de vida.

E bolinação, pode?

Carícias íntimas, que envolvam sensualidade, a famosa bolinação, não vai criar um clima muito favorável para um namoro santo. É o “abrasar-se”, que vai te levando para o caminho da lascívia, e, posteriormente, da fornicação. É “ladeira abaixo”. Andar a beira do precipício não é muito seguro.

Além do mais, este tipo de “carícia” é coisa típica de marido e mulher. Quando Isaque foi morar em Gerar, juntamente com sua esposa Rebeca, ele, por medo que os homens do local o matassem e tomassem sua mulher para si, declarou que Rebeca era sua irmã. Mas certo dia, Abimeleque, o rei dos filisteus, viu pela janela Isaque “brincando” com Rebeca, e automaticamente deduziu que ela não era sua irmã, mas sua mulher! (Gn 26:1-8).

comment 3 comentário(s):

Anônimo disse...

Fechaste o artigo com chave de ouro. Vlwwwwwwwwww !!!!

Bênçãos de Deus para ti !

Fernando Jatobá

Anônimo disse...

Este tipo de argumentação encontrada no texto é uma falácia que se chama "Petição de princípio". Isso acontece quando a conclusão a que se quer chegar já se encontra nas premissas do argumento.

Os três pecados citados (adultério, prostituição e fornicação), de acordo com a definição fornecida em seu texto, só podem acontecer se o casamento existir. Não há adultério se não há casamento. Logo, como poderia o sexo antes do casamento ser considerado um tipo ou de adultério, ou de prostituição, ou de fornicação?

A questão é que a bíblia não é explícita quanto a essa questão. Os versículos apresentados nada dizem quanto à questão. Servem apenas para distrair a atenção do foco principal em discussão.

E quando diante de temas assim, o mais sensato, o mais prudente e o mais biblicamente correto é ensinar aos cristãos a exercer julgamento judicial do mesmo modo que eles exercem sua própria liberdade. Dê a eles princípios e então deixe-os decidirem por si, quando diante de temas delicados em que a bíblia não é clara.

Deixo um trecho de um artigo de Gregory Koukl, de tradução minha:

"A natureza da liberdade cristã é tal que não podemos nem mesmo cruzar a linha que a separa dos diretos, específicos e explícitos mandamentos de Deus. O problema é que tomamos coisas que não são verdadeiramente mandamentos, talvez princípios gerais, e encontramos uma regra aplicável, fazendo essas regras iguais aos mandamentos de Deus."

(Disponível em http://grupokerygma.blogspot.com/2008/05/liberdade-crist-natureza-da-liberdade.html).

Leandro Teixeira disse...

Você disse:
"Os três pecados citados (adultério, prostituição e fornicação), de acordo com a definição fornecida em seu texto, só podem acontecer se o casamento existir. Não há adultério se não há casamento. Logo, como poderia o sexo antes do casamento ser considerado um tipo ou de adultério, ou de prostituição, ou de fornicação?"

Falando em falácias, você comete uma aqui chamada "pergunta complexa". Talvez você não tenha compreendido bem o que eu disse. Pela definição de adultério você equiparou todas as outras formas de sexo ilegal com ela e com isso tentou desacreditar todo o meu argumento.

O que eu disse foi que todas as formas ilegais de sexo têm relação com a instituição do casamento. O adultério se configura pecado por ser sexo fora do casamento praticado com outra pessoa que não seja o esposo ou esposa. A prostituição é pecado por ser sexo fora do casamento com outras pessoas, com contraprestação de valor ou serviço. E a fornicação é o sexo fora do casamento, praticado por solteiros.

É claro que se a intituição do casamento não existisse, estes pecados simplesmente não existiriam. Mas, pelos versículos que informei, o conceito de casamento é muito bem arraigado nas Escrituras, e os pecados relativos à ele estão bem explícitos também.

Você disse:
"E quando diante de temas assim, o mais sensato, o mais prudente e o mais biblicamente correto é ensinar aos cristãos a exercer julgamento judicial do mesmo modo que eles exercem sua própria liberdade. Dê a eles princípios e então deixe-os decidirem por si, quando diante de temas delicados em que a bíblia não é clara."

Princípios morais dados por Deus são irrevogáveis; não são passíveis de interpretações próprias. As determinações bíblicas sobre sexo são bem claras. Não adianta ficar tentando racionalizar o pecado. A liberdade cristã não pode ser confundida com liberalidade e libertinagem. Uma coisa é você falar sobre poder ou não dançar, outra é falar sobre praticar ou não sexo indiscriminadamente.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails