Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Entre pela porta correta 0





Todos os dias somos obrigados a escolher o caminho a seguir. É como se entrássemos em uma enorme sala com diversas portas. Cada porta, por sua vez, conduz à outra sala, com mais portas. E assim será para sempre, pelo que tudo indica. Algumas portas vêm de decisões anteriores, assim como uma nova sala vem de uma porta pela qual entramos; outras portas aparecem devido às decisões de outras pessoas que afetam a nossa vida. E também há portas que Deus coloca a nossa frente; outras portas o próprio inimigo das nossas almas também planta.

A Palavra de Deus nos fala sobre portas e escolhas:

Optar pelo bem ou pelo mal:

Dt 30:15 - Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal.

Optar pelo Deus verdadeiro ou outros deuses:

1Rs 18:21 - Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o;
Js 24:15 - Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais.

Optar por seguir Jesus ou não:

At 16:31 - Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Mc 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Eleger a vida ou a morte:

Dt 30:19 - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Como saberemos por qual porta entrar? Precisamos de discernimento, prudência, bom juízo e conhecimento. Tudo isto temos pela Palavra:

Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas – Pv 1.2-6.

A Palavra de Deus, a Bíblia, indica o caminho seguro para conseguir achar a porta certa (Sl 119:105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho). É preciso sabedoria, não aquela sabedoria humana e comum, que todos os nossos companheiros de jornada terrena possuem, mas de origem divina (1Co 2:14 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente). Grande notícia é que este tipo de sabedoria nos é dada de graça: basta pedir (leia sobre sabedoria aqui):

Tg 1:5 - Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada

Há uma porta que Deus colocou à nossa frente, e que se não fosse Ele, ninguém poderia ir para o lugar onde ela leva. É a porta da salvação. O apóstolo Paulo afirmou que não há ninguém que busque a Deus:

Rm 3:10-11;23 - Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Isto significa que ninguém poderia abrir ou sequer achar esta porta, a não ser o nosso benigno, misericordioso e mui excelente Jesus Cristo, o qual é Deus (At 4:12 - E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos). Ele abre portas que ninguém fecha (Ap 3:7 - Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre).

Muitos ficam procurando uma porta de saída, e acabam num labirinto, cada vez mais perdidos. Tentam buscar a porta certa, mas preferem não usar luz. São semelhantes àqueles homens que foram feridos de cegueira, na porta da casa de Ló, e que passaram a noite inteira tateando a parede e não a encontraram (Gn 19.11). Mais uma vez, a Luz está disponível, para ser aproveitada, embora alguns não a queiram:

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel - Lc 2:29-32.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. – Jo 1:1-12.

Jo 8:12 - Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Jo 12:46 - Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Quanto orgulho há num coração que rejeita a salvação dada gratuitamente por nosso Deus (Pv 1.7 - O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução)!

Há muitas portas neste mundo, mas apenas uma delas leva à Salvação. As outras podem ser maiores, mais imponentes, mais atrativas, de acordo com os olhos carnais. Mas elas não levam a lugar nenhum, como a imagem da porta que ilustra este texto.

À você, que entrou, talvez inadvertidamente neste blog, saiba que não foi à toa que chegou a ler este texto. Deus tem muitas maneiras de atrair as pessoas, e creio firmemente que Ele pode ter usado esta minha simples redação para que soubesse que há uma porta aberta diante de você. Abra e venha, beba de uma água que fará você nunca mais ter sede (Jo 4:13-14 Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna)!

Medite na Palavra abaixo e escute a voz de Deus tocando o seu coração!

Sl 118:19-20 - Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.
Mt 7:13-14 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Jo 10:1-2 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
Jo 10:7 - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Jo 10:9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Jo 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jo 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Ap 22:17 - Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails