Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Quando os líderes falham 0



Somos salvos, sim, tirados da escravidão do pecado. Temos um tesouro em vasos de barro. Mas todos nós, enquanto homens e mulheres, somos falhos. Nossa carne milita dia-a-dia contra o espírito. Devemos resistir ao diabo (e às tentações) e ele fugirá de nós. Por vezes, entretanto, na nossa vida, deixamos as obras da carne se sobressairem sobre os frutos do Espírito. Alguma grande decepção pode fazer com que nós tenhamos respostas bem pouco espirituais, como se estivéssemos na carne ainda.

Este estudo divide-se em 3 partes principais:

  1. Somos todos iguais perante Deus
  2. Os nossos líderes, inclusive pastores, são suscetíveis a falhas
  3. O que devemos fazer quando nossos líderes não dão bom testemunho

Que diferença há entre um crente e outro perante Deus? Existem pessoas que são mais importantes do que outras?

Deus não faz acepção de pessoas. Isto significa que Deus não se importa se você é rico ou pobre, alto ou baixo, bonito ou feio, brasileiro ou russo, homem ou mulher. Deus o ama da mesma forma. E Ele espera isto de nós também. O corpo é formado por diversas partes, e cada uma delas tem seu valor. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” - Ef. 4:11-12

Existe diferença entre os novatos e os mais vividos na fé?

Sim. Em diversas passagens, Paulo exorta a não fazermos nada que possa fazer nosso irmão mais fraco tropeçar, se escandalizar ou se enfraquecer; abrindo mão, no caso, da liberdade que temos em Cristo - Rm 14.22.

Devemos sempre aceitar de forma incontestável o que os líderes falam?

Não. Inclusive, Paulo louva os bereanos, pois eles ouviam tudo o que Paulo e os outros falavam e iam conferir na Palavra se as coisas eram realmente assim.

Toda a autoridade é dada por Deus (incluindo presidentes, governadores, prefeitos, o gerente da empresa onde você trabalha, o seu professor, o seu pastor, os seus pais). Isto significa que devemos nos submeter a eles, mas não significa que devemos obedecer incondicionalmente, desobedecendo a Deus, por exemplo. Escute o que é falado e depois confira na Palavra se ela confirma o que foi dito.

Os pastores são uma espécie de crente diferente? Podem errar ou não?

Bom... eles são seres humanos também, não são? Então eles estão na mesma situação que qualquer um de nós. Ou melhor: eles estão numa situação mais complicada ainda do que nós, mais propensos a terem falhas. Quanto mais pressão, tentações ou provações eles passam todos os dias? Além de suas próprias cargas, levam a carga de muitos de nossos irmãos. Esta atribuição é Deus quem dá. Mas lembrem-se: nenhuma provação é impossível de se resistir: Deus nos prova, mas também nos dá o escape.

É claro que um erro de uma pessoa que é responsável por outras influencia muito mais. Uma pessoa que dá exemplo positivo é o que se espera. É errado pensar que se nosso líder, que devia dar o exemplo, falha, tudo o que ele fala é errado e inaceitável. O problema aqui não é o que ele fala estar errado, mas o fato de não se ter mais respeito por ela.

O que acontece com líderes que ‘espalham suas ovelhas’

Jr 23.2 – terão as suas maldades voltadas para si mesmos – recompensa negativa

"Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR."


Jr 50.6 – Fazem com que o povo esqueça do seu repouso, que é Deus – apostasia.

"Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso."

O que devemos fazer

Confiar acima de tudo em Deus:

Sl 118.8-9: “É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes”.

Seguir nossa carreira da fé com perseverança, mesmo nas mais variadas provações:

Hb. 12.1-2: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus

Devemos orar pelos nossos líderes, para que possam suportar as provações, arrepender dos seus maus caminhos, e não cair na condenações citadas acima, e para que nós possamos ter nossas mãos santas para orar e adorar:

1Tm 2.1-8: “Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Para isto fui designado pregador e apóstolo (digo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. Não devemos pedir para que nossos pastores sejam substituídos por outros. A Igreja pertence à Deus, e somente Ele tem autoridade para fazer qualquer modificação neste sentido. Devemos ser perseverantes para suportar as dificuldades que nossos líderes nos impõem, e orar para que se arrependam dos seus caminhos. Devemos confiar que Deus sabe o que faz. Ele agirá no momento certo. E agindo Deus, quem impedirá? Lembrem-se que Deus quer que todos se salvem. Isto inclui os maus líderes, ou os líderes que estão em dificuldades na sua corrida da fé.

Se vemos alguém em erro, como devemos agir?

Em 1Tm 5-1,2, temos que não devemos repreender asperamente as pessoas: os anciãos como a um pai, e os jovens como irmãos, às senhoras idosas como a uma mãe, e às moças como a irmãs, com toda a pureza. E não devemos aceitar acusações sem ter testemunhas. E deve-se repreender-lhes na frente de todos, para que tenham temor (1Tm 5.19,20).

Não estou incentivando ninguém a ficar inerte acerca dos problemas, muito menos ficar fazendo de conta que eles não existem. Se o problema foi pessoal, procure seu líder, explique o que não gostou, e o porquê. Se for o caso, peça perdão, e perdoe. Mas faça com espírito de mansidão. Não tente fazer justiça a seu modo. Lembre-se que a ira humana não produz a justiça de Deus. Tg 1.19-20: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus."

Em resumo, não adianta ficar "pulando" de igreja em igreja, nem se magoar e não dar mais ouvidos às palavras do seu líder. Muito menos perder a fé por causa disto. Infelizmente, muitos 'crentes' tem fé nos pastores, e não em Deus. Então, quando aquele falhar, acabam abandonando a igreja. Procure resolver as dificuldades antes de virar as costas para ela.

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails