Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Aborto - 3 2



Edir Macedo
Edir Macedo presta mais um desfavor à comunidade cristã, apoiando abertamente o aborto.

Em uma entrevista dada a Folha de São Paulo, no dia 13 de outubro de 2007, ele defende os seguintes 'argumentos' para a legalização do aborto (as questões numeradas são as colocações de Edir Macedo, logo abaixo um pequeno comentário meu):
1) Muitas mulheres têm perdido a vida em clínicas de fundo de quintal. Se o aborto fosse legalizado, elas não correriam risco de morte;
Mesmo argumento usado pelas feministas pró-aborto. Legalizar o assassinato de bebês para previnir a morte das 'mães' em consultórios clandestinos. Isto é remediar um mal com um outro mal.

2) O que é menos doloroso: aborto ou ter crianças vivendo como camundongos nos lixões de nossas cidades, sem infância, sem saúde, sem escola, sem alimentação e sem qualquer perspectiva de um futuro melhor? E o que dizer das comissionadas pelos traficantes de drogas?
Falácia de dispersão do tipo "falso dilema". Existem mais opções disponíveis entre as duas colocadas por Edir Macedo. O fato de uma criança não ter sido abortada não implica em que ela obrigatoriamente não terá infância, ou não terá saúde, escola, perspectiva de futuro melhor, e tampouco que elas obrigatoriamente serão aliciadas por traficantes de drogas.

3) A quem interessa uma multidão de crianças sem pais, sem amor e sem ninguém?
Mais uma vez, não é obrigatório que tais coisas aconteçam com os filhos não abortados. Porque elas não podem ter pais adotivos? Porque elas não podem ter amor?

4) O que os que são contra o aborto têm feito pelas crianças abandonadas?
Embora, infelizmente, a maioria não faça muita coisa, existem pessoas que se preocupam e agem a sua maneira para minimizar os efeitos devastadores que afetam as crianças abandonadas. E matá-las não é fazer algo bom a elas, como quer o Sr. Macedo.
5) Por que a resistência ao planejamento familiar? Acredito, sim, que o aborto diminuiria em muito a violência no Brasil, haja vista não haver uma política séria voltada para a criançada.
Aqui temos uma falácia de causa complexa. São três colocações, e não necessariamente temos que concordar com todas. Neste caso, temos:
1) Fazer um planejamento familiar;
2) Aborto como forma de planejamento familiar;
3) Aborto e sua implicação na violência do país.

Na proposição 1), é justo se colocar a favor do planejamento familiar. Porque não? Evitaria as grandes concentrações de pessoas X escassez de recursos para mantê-las.
Na proposição 2), há formas muito mais eficientes e seguras para fazer o planejamento familiar. E o planejamento, por definição, deve ser feito ANTES da concepção de um filho.
Na proposição 3), não há nenhuma relação aparente entre a prática do aborto e a redução da criminalidade em geral, seja no Brasil, ou o lugar que for. Falácia do tipo argumentum ad consequentiam - apelo às conseqüencias.

E para concluir, a 'política séria voltada para a criançada', referida pelo nobre Sr. Macedo, seria matar as crianças antes que elas possam causar problemas?

Veja outras postagens sobre aborto nos links abaixo:
http://liberdadeepensar.blogspot.com/2007/08/aborto.html
http://liberdadeepensar.blogspot.com/2007/08/aborto-2.html

comment 2 comentário(s):

Anônimo disse...

Paz do Sr. meu querido irmão estou passando por aqui para lhe desejar uma semana com muitas bênçãos de Deus .
E pedindo as orações por mim pk estou a passar muitas necessidades e que Deus abra a mente dos responsáveis da minha igreja par que me possam ajudar Deus diz para ajudar o órfão , mas eles não estão fazendo nd e não querem saber de nada pk minguem se chega ao pé de mim para me ajudar com alguma coisa e sabem a minha situação

Carlos Roberto, Pr. on 19 de outubro de 2007 às 22:26 disse...

Caro Leandro Teixeira!
A Paz do Senhor!
É a primeira vez que me deparo com seu blog, por sinal muito bem elaborado.
Parabéns!
Descobri através de um comentário seu, no Teologia Pentecostal do Gutierrez.
Para minha surpresa encontrei o link do meu blog o Point Rhema, nos seus indicados.
Muito obrigado!
Estarei linkando o seu nos meus favoritos também.
Tenho também dois posts sobre a entrevista do líder da IURD.
Um abraço!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails