Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O jovem cristão e o sexo - parte 5 11



Sexo depois do casamento

Um relacionamento entre homem e mulher, como casal, deve seguir níveis de envolvimento, que podem ser comparados a uma escada com três degraus.

O jovem cristão e o sexo - parte 5

O primeiro degrau é o namoro. Nesta fase, os dois devem desenvolver uma vida espiritual juntos. Por este motivo que a Bíblia sempre chama a atenção para termos cuidado com quem escolhemos para ser nosso futuro cônjuge. Ele deve ter a mesma fé que você professa. Afinal, como podem dois andar juntos sem estar em acordo (Am. 3.3)? Mas atenção é necessária, já que a paixão pode “cegar” os envolvidos de uma forma a não ver pequenos problemas de caráter ou até mesmo de afinidades.

A seguir, o segundo degrau, é onde o casal já tem maturidade espiritual suficiente para confiar um no outro e juntamente em Deus. É o momento no qual ambos poderão entregar-se mais facilmente aos sentimentos, ao amor propriamente dito. Deve-se ter muito cuidado ao confiar seus sentimentos a uma pessoa. Amar alguém é muito sério. Ser amado é muito sério. O relacionamento se torna, a partir de então, mais sereno, mais seguro, mais maduro. Há mais ternura, mais carinho, mais compreensão, mais preocupação com o bem-estar do outro. O período da paixão já deve ter acabado aqui. A paixão é só o estopim: não é o amor em si. Não obstante, neste período é que se costuma partir para o penúltimo passo antes do casamento: o noivado. Os dois já estão afinados espiritualmente, e agora estão se desenvolvendo emocionalmente, criando uma cumplicidade e uma intimidade maior.

O terceiro degrau vem a ser o casamento, afinal. Neste, após ter passado com sucesso pelo entrosamento espiritual e pelo entrosamento emocional, é chegado o momento da complementação física, o sexo. Quando Deus disse que ambos se tornariam uma só carne, certamente estava se referindo a todos os níveis de integração entre as pessoas: espiritual, emocional e fisicamente. E no casamento, há, então, a perfeição do relacionamento homem-mulher: a comunhão de todos estes três itens.

Muitos relacionamentos não dão certo porque tentam pular um ou mais degraus de uma só vez. Outros não dão certo porque ficam pouco tempo em cada degrau, de forma a não estar completamente “firme” antes de dar o passo seguinte. A Bíblia não fala nestes 3 passos explicitamente, mas com todos os conselhos que a Palavra dá, pode-se facilmente se deduzir que este é o modus operandi do relacionamento saudável.

O casamento é o ambiente seguro para desfrutar do sexo conforme os planos de Deus para nossa vida. Por quê? Por vários motivos:
- Não há nenhum tipo de culpa em praticar sexo;
- Ao chegar ao casamento, ambos já devem estar bem preparados espiritual e emocionalmente; desta forma, o casal vai poder aprender e desfrutar de todas as delícias do sexo juntos e sem “neuras”;
- Se um filho decorrer desta relação, esta criança vai ser um motivo a mais de união, não de crise e separação entre os cônjuges;
- Sendo uma só carne, você vai querer agradar completamente o seu cônjuge, pois, na verdade, você está agradando a si mesmo também; é uma comunhão, não uma exploração egoísta do corpo da outra pessoa.

comment 11 comentário(s):

Anônimo disse...

Eu perguntou-me: Como é possível pensar-se assim em pleno século XXI?

Se fizermos sexo antes do casamento o que nos acontece? Vamos para o inferno?!

Não me parece que os casamentos não resultem por causa disso. Há é menos vontade de lutar pelo casamento. Antigamente, as pessoas lutavam. Agora ao mínimo problema separam-se. Não é porque tiveram sexo 1 ano antes do casamento. Ora essa.

Leandro Teixeira disse...

Olá Margarida!

Sua estupefação com o conteúdo do texto não me assusta, já que o moderno é ser liberal, não é mesmo? Mesmo que para isso tenhamos que abdicar de quaisquer valores que tenhamos. Pergunto-lhe: se no século que vem for inteiramente lícito matar por qualquer motivo, você aprovaria tais "modos" só por ser a tendência atual? Ou vamos para um exemplo mais simples. Antigamente, os contratos que eram firmados entre duas pessoas, como um contrato de compra e venda, por exemplo, deveriam ser cumpridos. Se hoje, mesmo com a existência destes contratos, tais acordos não fossem cumpridos, você acharia correto caso a maioria das pessoas os descumprissem? Tenho certeza que não.

Então, as leis morais objetivas absolutas não vão mudar só porque os costumes do mundo mudam. Não é assim que funciona.

Qualquer pessoa que pecar morrerá; esta é a regra. Não existe ninguém no mundo, em qualquer tempo, que não tenha pecado, a não ser Cristo, é claro. Mas é por isso que Cristo veio à Terra: para cumprir o que não conseguiríamos fazer. Viver sem pecar. O fato de praticar sexo fora dos padrões estabelecidos por Deus é pecado sim, como qualquer outro. Apenas um pecado já lhe garantiria o passaporte para a perdição eterna, não importa qual. Acontece que Deus providenciou Alguém que pudesse cumprir toda a lei e imputar a todos a benção por ter obedecido, que é a vida eterna. Este Alguém é Cristo. Nele, todos os nossos pecados são perdoados. TODOS. Basta de arrepender e não pecar mais, e ter Cristo como Senhor da sua vida...

Quanto aos casamentos, as pessoas casam pelos mais diversos motivos. Alguns casam por status, outros para ter sexo lícito, outros por motivos financeiros, etc. Mas tem aqueles que casam por amor. Tem casamentos onde os cônjuges levam a sério a aliança que firmaram na frente de testemunhas e diante de Deus. Casamentos onde Deus é o fundamento ficam firmes até o fim, mesmo que haja dias onde a convivência fique um pouco mais difícil, seja lá qual for o motivo que leve a isso.

O sexo antes do casamento não é o plano original de Deus para o homem. As pessoas, como talvez você, pensam que o que elas acham ser melhor pra si é melhor do que aquilo que Deus sabe ser o melhor. E aí ficam aí, sofrendo, passando dificuldades, por tentar colocar em prática este plano alternativo e não conseguir. É assim desde o começo dos tempos.

Cordialmente,

Leandro.

Carlos Roberto, Pr. on 23 de dezembro de 2008 às 17:28 disse...

Caro Leandro Teixeira,
A Paz do Senhor!
Parabéns pelo artigo.
Concordo plenamente em gênero, númeor e grau, inclusive com a reposta à Margarida.
Esse é um princípio divino, que independe dos tempos, costumes e modismos.
Mais uma vez, parabéns pela clareza e lucidez ma explanação do assunto.
Aproveito o ensejo, para registrar meus sinceros votos de um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, para o irmão seus familiares e amigos.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto Silva

Anônimo disse...

Querido Leandro
Eu também gostei deste seu artigo.
A propósito... sugira à irmã Margarida o livro, Romance Á Maneira de Deus de Eric e Leslie Ludy.
Ela vai compreender que Deus tem o melhor pra nós,(Inclusive pra ela) para isso temos que descobrir o que temos que fazer para dar liberdade à ELE para trabalhar em nosso favor.
Fique na Paz.............

Leandro Teixeira disse...

Pastor Carlos:

Obrigado pelas palavras de incentivo. Deus lhe abençõe grandemente também, um ótimo Natal e um maravilhoso ano de 2009 para o sr. e família!

Anônimo:

Realmente, este livro é muito bom! Pena que nem todos hoje consideram a singeleza uma coisa boa, antes, a consideram uma 'estúpida' ilusão.

uilma on 26 de dezembro de 2008 às 15:17 disse...

Olá Leandro!
Realmente Romance à Maneira de Deus é muito bom, o melhor de Deus para nós está por vir...
Baixei aqui mesmo no seu blog..
estou amando esta forma de podermos ler e compartilhar uns com os outros..Estou ansiosa para ler A Morte da Razão de Francis Shaeffer mas parece que não está disponivel...
QUE DEUS VOS ABENÇOE MUITÍSSIMO, PARA QUE VC TAMBÉM NOS ABENÇOE COM ESTE BLOG MARAVILHOSO, INCLUINDO TEXTOS DIVINAMENTE INSPIRADOS E LIVROS FASCINANTES QUE NOS FAZEM CRESCER.....
Fique na Paz.........

Unknown on 8 de janeiro de 2009 às 22:00 disse...

Querido Leandro, você sabe que sou uma grande admirador do seu blog. Esta parte 5 sobre o cristão e a sexualidade manteve o nível altíssimo das suas postagens, realmente abençoadas pelo Nosso Senhor. Ainda melhor do que a própria postagem foi a sua explicação para a Margarida!! Grande abraço, a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anônimo disse...

A Paz do senhor abençoado Leandro..

Deus te abençoe para continuar com seus artigos..saiba que Deus se agrada muito de vc..pois tem ajudado muitos jovens a compreender os principios divimos,é de fundamental importancia que todos saibam que Deus se importa com nossa felicidade..que conquistaremos somente atravez do reconhecimento e prática da palavra de Deus.Sou testemunha que é possivel sim ter um relacionamento santo quando firmados em Cristo,melhor é agradar ao Pai e receber suas bençãos do que perder a paz por momentos de prazeres.
Nada pode nos separar do amor de Cristo.O amor de verdade é aquele que nos leva a mais perto de Deus,não aquele que nos afasta dEle.
Fica na gloriosa paz de Cristo Jesus

Anônimo disse...

Namoro a um tempo com uma mulher e quando foi algums meses atras cometi este pecado do sexo antes do casamento sei que pequei e ela também. só que ela não quer mais tomar a santa ceia esto muito triste com isso o que devo fazer com ela

Leandro Teixeira disse...

Olá Anônimo!

Esta dúvida assola muito mais gente do você pensa. Não somente que faz sexo antes do casamento, mas quem briga, mente, rouba, entre outros pecados que ficam na nossa consciência, nos culpando, às vezes nos faz pensar duas vezes antes de participar da Ceia do Senhor. Eu creio que sua namorada sente que pecou e não se acha digna de participar deste ato.

Mas o que é a ceia do Senhor? É uma festa, que nos remete ao evento passado onde Jesus se entregou para que pudéssemos ter a vida eterna. Mas esta festa não apenas nos faz olhar para trás, para o sacrifício dele, mas também nos impulsiona a olhar para frente, com esperança.

A Ceia serve para nos lembrar que Cristo veio para apagar todos os nossos pecados. TODOS. O que ele nos pede é que, apenas, os confessemos e que deixemos de os praticar, pois Ele JÁ os perdoou.

Então, creio que a reconciliação com Cristo, na Sua Ceia, fará que você e ela tenham ainda mais amor por Deus e temor em desobedecê-lo.

No amor de Cristo,

Leandro.

Anônimo disse...

Leandro, gostaria que vc me adicionasse no MSN. Meu MSN é nando-neto@hotmail.com. Este é meu e-mail também. Depois, exclua este comentário, por favor.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails