“Quem considera a hermenêutica importante precisa saber, antes de tudo, que é preciso escutar e que só se pode dar algo a compreender a alguém que pode escutar”. *
Hermenêutica é a interpretação do sentido das palavras, dos textos sagrados; a arte de interpretar leis (Aurélio). Conforme a ótima citação acima, toda pessoa deve estar disposta à escutar para que o sentido real das palavras venham a ser compreendido.
Ps.: "Pregadores da Palavra" são os reais vocacionados por Deus, que pregam o que a Palavra, a Bíblia diz. "Pregadores de palavras" são aqueles que tem uma ideia e usam as palavras da Bíblia para provar seu ponto de vista, mesmo que o contexto seja outro ou que a passagem não tenha nenhuma implicação com o que está sendo "pregado".
Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem (Mat 13:15-16)
* GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em perspectiva. Vol. IV – A posição da filosofia na sociedade. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.