Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os deveres do rei 0





Em tempos de ano eleitoral, sempre é bom termos um referencial bíblico pelo qual podemos julgar determinados candidatos. Nesta postagem, citarei o tipo específico de governante que Deus queria que Israel tivesse no momento em que o povo se levantasse para escolher um. Diz a passagem em Deuteronômio 17:

Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos (Deu 17:15)

O Senhor desejava que este rei viesse do povo de Israel, e não algum estrangeiro. Nossa constituição prevê que somente pode se candidatar a um cargo eletivo quem for brasileiro ou naturalizado brasileiro. Outra aplicação deste versículo é a de que devemos escolher alguém que seja do nosso povo, ou seja, alguém que seja cristão, já que ele deve representar todo o povo que ele governa, e fazer valer os seus direitos e deveres, com justiça e amor.

Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si (Deu 17:16-17)

Deus não queria que a primeira coisa que o governante fizesse fosse cuidar dos seus próprios interesses. O rei deveria cuidar do povo, e não utilizar sua posição para se distanciar dos seus compatriotas. Infelizmente, hoje os governantes tristemente preocupam-se em encher as suas próprias casas de dinheiro, em busca dos seus próprios prazeres, deixando que o povo pereça com a má distribuição de renda. Mesmo nos tempos bíblicos podemos ver que as atitudes dos reis de Israel foram justamente estas.

Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los; Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel (Deu 17:18-20)

Que bom seria se todo governante que se levantasse neste país seguisse as recomendações bíblicas no seu governo! Teria um inabalável fundamento no qual basearia todo o seu programa de governo, alcançando justiça e paz! Fortaleceria o seu caráter e contaria com a sabedoria divina para melhor dirigir o povo que lhe deu o voto de confiança.


Related Posts with Thumbnails