Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Porto Alegre é violenta, mas Deus nos dá livramento 0




Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.
(Lucas 11:21-22)

Um breve passeio pelas ruas de Porto Alegre ensina que o mundo é um lugar perigoso demais para se viver. Pode-se deduzir isto a partir dos aparatos que as casas, prédios, veículos e outros bens possuem. Cercas, alarmes, escolta armada, vigilância canina, seguranças, dispositivos antifurto, rastreador por satélite e seguros de vida, carro e casa, entre outros, são exemplos do que eu vejo quando resolvo ir a pé para o meu trabalho. E são apenas 20 minutos de caminhada! Mesmo no tribunal onde trabalho tem seguranças, câmeras de vigilância e portas com detector de metal.

Toda esta proteção se revela inútil. A cada dia o lado bandido da sociedade se aprimora para burlar os melhores esquemas de segurança. Novidades surgem, mas duram pouco, até alguém conseguir contornar. Soluções de segurança são caríssimas, e os investimentos em tecnologia são pesados.

Jesus já dizia isto há praticamente 2000 anos. Sempre vai haver alguém ‘mais valente’, não importa o quão preparado você pense estar. E isto acontece além da aplicação individual. Ocorre com grupos, com povos, com nações. Para citar um exemplo histórico e bíblico, veja o que aconteceu com rei da Assíria, Senaqueribe, narrado em Isaías 36 e 37:

Isaías 36:1-22

Senaqueribe invadiu Judá em 701 a.C. Ele se jacta de ter capturado 46 cidades muradas fortes e de ter encurralado Ezequias em Jerusalém como um pássaro na gaiola. Ele estava muito seguro de si. Em seu próprio entendimento, não havia ninguém mais 'valente' do que ele. Nem mesmo deuses das nações, nem mesmo o Deus de Israel. Entretanto, os próprios textos de Senaqueribe (suas crônicas de guerra) não falam da captura de Jerusalém e, realmente, parece que Deus respondeu a oração de Ezequias porque o rei assírio, depois de terem sido mortos 185 mil de seus soldados, - numa só noite, por intervenção direta de Deus - voltou ao seu país, e assim, Jerusalém foi poupada:

Isaías 37:1-38

Pela nossa experiência do dia-a-dia, sabemos que não estamos seguros. Segundo levantamento feito pelo IBGE (2008), Porto Alegre é a 172ª cidade mais violenta do país. Mas os crentes possuem o Deus todo-poderoso. Quem pode contra Ele? Há algum poder que possa impedir a sua mão de, seja abençoar, seja fazer justiça? Salmos 90:2 Ele é a nossa força, o nosso refúgio. Salmos 91:1-16


Glórias ao Deus nosso Senhor, que nos ama, e provê provisão e proteção em todas as áreas da nossa vida! Não há ninguém mais valente, ninguém maior do que Ele!

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. (Salmos 18:2)


Que experiências Deus tem proporcionado a você, leitor? Como Ele tem protegido e cuidado de ti? Comente! 
Related Posts with Thumbnails