Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Violentada ou não? 0



Ninguém é arrastado contra a sua vontade

- Pois então... Este é o evangelho de Cristo, as boas novas da salvação.

- Quer dizer, então, que Deus escolhe a quem salvar?

- Sim, chama-se doutrina da eleição. Todos os chamados por Ele são salvos.

- Se entendi bem, todas as pessoas nascem em pecado, e isto as levará para o inferno. A menos que Deus interfira e as resgate. Estas são as salvas.

- Correto. A condenação é esta. O homem vem ao mundo culpado e é merecedor de punição eterna. Deus, pelo seu amor, por meio da morte substitutiva de Jesus Cristo, nos redimiu atribuindo a justiça do seu Filho a nós. Ele muda completamente a vida daqueles que Ele salva.

- Mas e o nosso livre arbítrio? O seu Deus violenta a nossa vontade? Eu não gosto disto.

- O que você entende por livre arbítrio?

- Pra mim, é escolher aquilo que se quer. Ter duas ou mais opções e escolher entre elas. Não me parece correto que Deus nos obrigue a crer nele. Eu não sou um robô.

- A Bíblia não cita em nenhuma das suas páginas a expressão ‘livre arbítrio’, mas ela ensina que nossas ações provêm do coração. Então, escolhemos aquilo que desejamos. A Bíblia fala que até os maus pensamentos vêm do nosso coração, que é naturalmente mau. Mas respondendo a sua pergunta, Deus não viola a nossa vontade para forçar-nos a crer nele.

- Mas então porque eu não creio nele? Porque ele não me faz crer? E porque outros creem? Porque Deus seleciona alguns para a salvação e deixa outros perecerem no inferno? Isto não é justo.
A Bíblia fala da escravidão da vontade: o homem
não regenerado é escravo do pecado

- Bem, a Bíblia é dura e clara neste ponto. Ela diz que o homem não vai até Deus porque não quer. Diz que ele faz isto porque sua vontade é obstinada em fugir dele, por não querer abandonar a vida de pecado. Mas a mensagem do evangelho é clara: “Todo aquele que vir a mim, de maneira alguma lançarei fora”. Então, se você quiser, será salvo e será um dos eleitos dele. Todos os que não creem seguem o caminho da morte e separação eterna de Deus. Portanto, os que vão para o inferno, vão para lá porque querem ir. Eles realmente desejam, do fundo de suas almas, ficarem apartados de Deus.

- Mas e os salvos? Eles não são forçados a crer?

- Não. Se Deus mantivesse o coração de pedra com o qual nasceram, eles sempre escolheriam os caminhos que não levam a Deus e estariam condenados. Se Deus obrigasse estas pessoas a crerem nele deste jeito, a vontade da criatura seria agredida. Mas Deus dá aos seus filhos (a saber, os que creem nele) um novo coração. Chamamos de novo nascimento. E, como disse antes, do coração vêm os desejos, e dos desejos a escolha. Cada crente, com o seu novo coração, escolhe voluntariamente obedecer a Deus. Desta forma, a vontade nunca é forçada. Alegremente se apresentam diante do seu Senhor.

- Mas desta forma parece que a salvação não depende de nada que a pessoa possa fazer. Todos se encontram desamparados, a não ser que Deus as salve!
Para ver o reino de Deus nos é necessário nascer de novo

- Exatamente, meu caro. O homem não tem nenhuma parte na salvação. Se deixado à sua vontade, não haveria esperança alguma para nós. Por isso dizemos que a salvação é de graça. É a Graça Divina! E o que você vai fazer com ela? Rejeitá-la, seguindo a sua natureza, ou aceitá-la, se arrependendo dos seus pecados e deixando a sua vida de iniquidade que leva até agora? Em qualquer um dos casos, a responsabilidade da escolha é sua!

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails