Eric e Leslie Ludy são os autores deste livro que é tanto um testemunho quanto uma espécie de orientação cristã em relação á busca daquela pessoa com quem dividiremos sonhos, frustrações, alegrias e tristezas; aquela com quem iniciaremos uma nova família. Busco resumir, neste texto, algumas idéias principais contidas no livro, não para substituir a leitura dele, mas para incentivá-la. Dedico este livro a todos aqueles que tem esperança de que o amor entre um homem e uma mulher pode ser 'feliz para sempre'.
Neste livro, os autores incentivam os jovens a manter relacionamentos tradicionais de amizade com todas as pessoas, inclusive do sexo oposto, sem "segundas intenções", sem pretensão de namorar uma delas.
Ao mesmo tempo, mostram como se preparar e encontrar uma pessoa com quem o jovem poderá se casar.
Eles contam uma história sobre casas de cartas e castelos. As casas de cartas são muito rápidas de serem feitas, porém não são feitas para durar. Qualquer evento pode destruir a casa feita de cartas. Já os castelos são bem construídos, fortes. Hoje mesmo podemos ver os castelos na Europa e em outros lugares, construídos há centenas de anos, e alguns há mais de mil anos! Contudo, a construção de um castelo custa bastante tempo e esforço. Os autores lembram as palavras de Jesus Cristo sobre construir na areia e construir na rocha.
A partir de então, os autores explicam como construir e se preparar para um relacionamento fazendo um paralelo entre este e a construção de um castelo.
Primeira etapa: o alicerce - os fundamentos
Significa entregar sua vida sentimental a Deus e aprender a confiar Nele.
1) Deus não é ultrapassado, um "velhote" - Ele sabe das suas necessidades no mundo moderno
2) Deus não é um carrasco - Ele não quer e não vai te castigar; não vai tornar sua vida miserável
3) Deus não é um "workaholic" - Deus não está ocupado demais para não se preocupar com o seu relacionamento
Segunda etapa: o fosso com jacarés - proteção
Significa "pureza interior"
Se manter puro para o seu futuro companheiro, mesmo sem conhecê-lo. Pense assim: "Minha esposa(o) gostaria de me ver fazendo o que estou fazendo agora?"
Pureza envolve 3 coisas: mente, coração e corpo. Não é só a virgindade física que conta, mas as suas emoções e pensamentos.
Terceira etapa: escolher o terreno - privacidade
Significa "esperar em Deus"
Se o seu castelo estiver em um lugar retirado, não precisará se preocupar com os abelhudos em volta, te incomodando, dando opiniões. Ao se rodear com árvores, você não se distrairá com nada. Poderá receber as instruções diretamente do seu Mestre Projetista.
Como saber esperar?
1) Espere com um objetivo: você sabe que Deus tem um plano, o melhor pra você. Se concentre nisto
2) Nao fique só sentado... ore! mesmo que não conheça seu futuro conjuge, ore por ele. Ele deve estar por aí!
3) Espere fielmente. Comprometa-se com seu futuro conjuge não só fisicamente, mas emocionalmente também. Deve se guardar de TODAS AS FORMAS A ELE.
Quarta etapa: construindo as paredes de pedra -
Significa "amor de aliança"
É o amor ágape, de compromisso. Casamento não é contrato, é aliança.
O amor do mundo diz "APRESSE-SE". O amor de aliança diz para ESPERAR o melhor de Deus
O pior inimigo do MELHOR é o BOM! Na pressa, ficamos com o BOM, que está mais à mão, ao invés de esperar o MELHOR.
O amor do mundo valoriza apenas o exterior. O amor de aliança valoriza mais o interior.
A versão de amor do mundo é egoísta (O que é melhor pra mim?). O amor de aliança pergunta "Como posso servir o outro?"
O mundo considera o amor temporário. o amor de aliança é perpértuo.
Os namoros não são a melhor forma de se preparar para o casamento. Ir de um relacionamento temporário para outro não prepara ninguém para o casamento, mas sim para o divórcio.
Quinta etapa: construindo o teto - benção
Significa "envolvimento da família"
O envolvimento das famílias é um segredo do romance nos relacionamentos.
Os pais querer ajudar e fortalecer o relacionamento saudável e amoroso de seus filhos.
Sexta etapa: decoração - conforto
Significa "ternura"
A forma como voce trata sua mãe ou pai será a forma como tratará seu conjuge.
Carinho faz bem a todos;
Tratar de forma a apaziguar, e não a exaltar os ânimos.
Nunca devemos abaixar nossos padrões para conseguirmos alguém.
Existem tanto o cavalheiro da armadura prateada, como também existe a princesa do castelo. Espere e você o(a) achará.
Sétima etapa: cuidar do seu castelo - manutenção
Significa: cuidado, atenção, preocupação.
Não só termos um castelo bem construído e bem decorado é o que conta: devemos ter cuidado em manter o lugar em ordem, limpo e bem cuidado. Saúde, higiene, cuidados com o corpo e com a mente também são importantes. E tal proceder deve ser mantido tanto antes de conhecer aquela pessoa especial quanto depois de ela ter aparecido. Muitos deixam esses cuidados após o casamento, o que pode gerar alguma decepção dentro da relação pois, afinal, o corpo de um pertence ao outro. Você pode demonstrar amor fazendo-se melhor para seu cônjuge. Se você deixar de mostrar esta atenção consigo mesmo, quanto mais dará cuidado ao seu/sua esposo(a)? Castelos sem manutenção, com o tempo, começam a parecer mais com casas mal-assombradas.
Resumo geral
Os autores defendem a idéia de que Deus tem uma pessoa especial para a sua vida, que esta pessoa será a melhor para ti. Devemos primeiramente firmar nossas bases em Deus, na provisão Dele, e esperar o momento certo de entrar no relacionamento amoroso, relacionamento este que deve ser único e para toda a vida. Os jovens devem se guardar, tanto fisicamente quanto espiritual e emocionalmente, para encontrar seu futuro conjuge, e não se atirar em relações que não vão produzir nada além de dor e cicatrizes para o futuro. Porque se contentar com o BOM se pode-se ter o MELHOR? É a pergunta que fica para todos.
0 comentário(s):
Postar um comentário