Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Não entremos em contendas 0



Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. (Salmos 2:1-3)

Se estivéssemos frente a frente, caro leitor, talvez eu pudesse ver em sua expressão a compreensão deste texto como se estivesse falando de pessoas dos tempos atuais. Não me refiro somente a reis e príncipes (que não estão necessariamente próximos de nós), mas àqueles que nos cercam, pessoas comuns: nossos parentes, vizinhos, pais, filhos, irmãos, chefes, subordinados, amigos, professores e alunos. Todos eles querendo "romper as ataduras" e "sacudir as cordas" que nos ligam a Deus, tentando ficar à parte das responsabilidades espirituais que nossas decisões diárias implicam, retirando a honra e a glória que são devidas somente a Ele e dando a qualquer outra coisa: aos prazeres mundanos, ao dinheiro, à filosofias estranhas, a si mesmo e até ao inimigo das nossas almas.

Nós por vezes ficamos indignados porque vemos os inimigos do Senhor esbravejando impropérios, blasfemando e ridicularizando a Ele e a todos os filhos dEle. Nossa reação natural é mostrar a eles que estão errados, que a forma de pensar destes é bastante própria de um ser decaído por causa do pecado, e que isto é o que nos torna todos os humanos iguais perante Deus. E há pessoas que tendem a agir de forma mais exaltada, o que certamente causará mais problemas do que soluções.

Mas a Palavra nos ensina que devemos agir diferente. Devemos  insistir na pregação da Palavra, mas não devemos entrar em contendas por causa disto. Quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo. Muitos ouvem, mas não dão ouvidos.E, além disto, tudo isso que os ímpios fazem é em vão. Quem poderá fazer alguma coisa contra o Deus Todo-Poderoso?

Versículos para meditação:

Pv 9:7  O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e que censura o ímpio recebe a sua mancha.

Pv 9:8  Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.

Pv 15:12  O escarnecedor não ama aquele que o repreende, nem se chegará aos sábios.

2Cr 36:16  Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e riram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

Mat 10:11-14  Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

At 13:50-51  Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.

Cl 4:6  A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.



Related Posts with Thumbnails