Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Soberania divina e a oração 0



Não pretendo aqui ficar perdendo tempo, tentando provar-lhes a verdade genérica de que Deus é o soberano do mundo criado por ele. Isso é desnecessário, pois eu sei que, se você é cristão, já crê nisso. E como é que eu sei disso? É que eu sei que, se você é cristão, então certamente você ora; e o que sustenta as suas orações é o reconhecimento da soberania de Deus.

Pela oração, você intercede por certas coisas e agradece por outras. E por que você age assim? Porque reconhece que Deus é o autor e fonte de todo o bem que já tem experimentado na vida, e de todo o bem que espera para o futuro. Esta é a filosofia essencial da oração cristã. A oração do cristão não é nenhuma tentativa de forçar a mão de Deus, mas um humilde reconhecimento da nossa impotência e dependência.

Quando nos colocamos de joelhos, é porque sabemos muito bem que não somos nós que controlamos o mundo; não temos, portanto, o poder de satisfazer as nossas necessidades pela nossa própria força; tudo de bom que desejamos para nós mesmos e para os outros deve ser solicitado das mãos de Deus, quando o obtemos,se é que o obtemos, será como um presente das suas mãos. Se isso é verdade até mesmo no que se refere ao nosso pão diário (e a oração do Senhor nos ensina que é), muito mais, no que diz respeito aos bens espirituais. Isso tudo é claro e radiante para nós quando oramos de verdade, não importa o quanto possamos contradizer-nos por argumentos posteriores.

Consequentemente, portanto, o que fazemos toda vez que oramos, é confessar a soberania de Deus e a nossa própria impotência. O próprio fato do cristão orar é, assim, prova de que ele crê, sim, na soberania do seu Deus.

*********************************************
Excerto extraído do livro Evangelização e a Soberania de Deus, de J. I. Packer.


Recomendo também a leitura do texto 6 motivos para orarmos a Deus e do texto Posso convencer Deus de algo?

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails