Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sábado, 18 de agosto de 2007

Adão pecou. Porque eu tenho que pagar? 0





Este é o primeiro de uma série de textos que eu pretendo postar aqui, em relação às dificuldades de aceitar a salvação de Cristo e em relação à existência de Deus. Não sou pretensioso em pensar que todas as soluções estarão aqui, ou que outras colocações não sejam melhores, mas quero, com a ajuda inspirada do Espírito Santo, aproximar o Evangelho de quem não o conhece ou tem dificuldades em entendê-lo. Pelo menos para não ter desculpas esfarrapadas...

(Atualizado em 30-09-2011)


Afirmação: Deus é justo.
Problema: Um errou, todos pagam?

Romanos 5:12 - "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o pecado trouxe a morte. E assim a morte se espalhou a toda raça humana, porque todos pecaram."

A.B. Langstone assevera: "Quando Adão caiu, com ele caiu a raça humana, pois ele era a raça de então. Sua queda começou a fazer parte da sua natureza moral, que passou aos seus descendentes. Outros pecados confirmam o estado do homem decaído."

Muitos não conseguem crer em um Deus justo por causa do pecado original. Não aceitam que o pecado de Adão tornou toda a raça humana culpada e herdeira da morte. Dizem que "não é justo" todos nós pagarmos pelo erro de um só.

Rm 5.15 - "Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos."

Que tal essa, então: um pecado causa a nossa morte, mas a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo perdoa uma multidão de pecados. Um pecou para todos herdarem a morte. Um morreu inocentemente para todos os eleitos serem salvos. Quando nasce, você não tem escolha: é propenso a pecar e praticar o mal. Mas a salvação você pode escolher se quer aceitá-la. Mas Deus concede graciosamente a salvação para todos aqueles que Ele, em sua soberana vontade, escolheu usar de misericórdia. E o Pai dará a salvação para todos aqueles que quiserem. Se alguém quiser, vai beber da água da vida. A pergunta é: você quer? Se Deus porventura está sendo injusto, pelo menos não é com a raça humana, mas consigo mesmo (abnegação?).

Hb 4.15 - Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Um "detalhe" interessante: quem morreu inocentemente não foi um homem qualquer: foi o próprio Deus, Deus filho, em carne. Ah... mas é Deus, pra Ele foi fácil resistir. A Bíblia fala algumas coisas sobre "a facilidade" que foi o sacrifício na cruz. Com vocês, Isaías 53:

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados(...) Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu."

Você pode até não crer em Deus e em Cristo, mas que não seja por pensar que a herança da morte em Adão foi injusta. Deus cumpriu toda a justiça (que era destinada a nós) em Cristo. Foi uma punição substitutiva. Você não aceita isto? Vai preferir cumprí-la você mesmo?

comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails