
Certa vez Jesus disse a Pedro "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo" (Lc 22:31). Mas João, em 1Jo 5:18 , afirma que "mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca". Como resolver esta aparente contradição?
Primeiramente, não há nenhuma indicação de que Satanás realmente prejudicou Pedro. Jesus simplesmente declarou que Satanás pediu permissão para fazer isto.
Segundo, como foi no caso de Jó, Satanás não faz nada a um crente que Deus não tenha permitido, porque Deus "faz uma cerca ao redor dele" (Jo 1:10).
Terceiro, tecnicamente falando, há uma diferença entre "peneirar trigo" (crentes) e destruí-los. Deus pode permitir o primeiro, mas Ele nunca irá permitir que Satanás faça este último com um de seus filhos: "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rom 8:38-39).
Fontes consultadas:
- Bíblia Almeida Corrigida e Fiel
- Geisler, Norman - When Critics Ask - A Popular Handbook On Bible Difficulties