Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

8 formas de usar o Twitter para a glória de Deus 0



Quem não tem conta no Twitter, provavelmente ainda vai ter. Ele é bastante usado, tanto por pessoas físicas como por empresas. Nós, cristãos, podemos também fazer uso dele, lembrando que devemos fazer tudo para a glória do Senhor. Então, listei 8 bons usos para o Twitter.


1. Poste versículos bíblicos

Eu vejo dois principais motivos para a postagem de versículos bíblicos no Twitter. O primeiro é para evangelização. A Palavra diz:

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10:14)

Portanto, se você tem seguidores no Twitter que não são crentes, postar versículos bíblicos é MAIS UMA forma de evangelização. Use aqueles versículos críticos que ensinam a necessidade da salvação para o descrente. Os temas mais indicados seriam a realidade do pecado, a salvação/condenação eterna, a necessidade do arrependimento, a suficiência do sangue de Cristo para a salvação, a graça de Deus Pai. Ou seja, a fórmula é: mostrar a doença, mostrar a cura.

Poste versículos para evangelização

O segundo motivo é para edificação dos crentes; afinal, a Bíblia declara que:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)

É importantíssimo que o crente esteja familiarizado com a Palavra de Deus. Afinal, ela é o seu esteio, estrutura e cobertura. Poste versículos que glorifiquem a Deus, enaltecem a Sua pessoa, que o honrem devidamente. Fazendo isto, instruirá os teus irmãos, bem como a ti mesmo.

2. Poste frases que edificam

Há muita gente na esfera cristã (e alguns na esfera secular) que escreverem coisas que merecem ser degustadas e replicadas para edificação. Para isto, leia, leia muito, e extraia o melhor de cada autor da sua preferência, compartilhando com sua lista de seguidores uma pequena pérola da graça.

Cite autores ou crie suas próprias frases!


Não esqueça de sempre citar o autor, ou você incorrerá em plágio, que é crime. Se a frase é sua, assine. Assim, outros poderão dar a ti os devidos créditos. E, acima de tudo, veja se o que você está postando realmente glorificará ao Senhor. Faça como os bereanos, confira se a citação converge com a fé cristã ou destoa dela.

Pode ser também que você, ao citar alguém, incentive o seu seguidor a ler mais a respeito do autor. Acredite, é muito legal ver uma pessoa se interessar por aquilo que você também gosta!

3. Testemunhe as bençãos que Deus lhe dá

Deus todos os dias faz coisas aos Seus filhos. Se você é filho de Deus, testemunhe aquilo que Ele faz na sua vida. Você estará honrando ao Pai e também incentivando outros a se aprofundarem no relacionamento com o Senhor. Proteção, entendimento, amor, graça, dons, presentes, amizades... qualquer coisa pode e deve ser alvo de testemunho! Mas ache o limite entre anunciar a benção e gabar-se. A glória é para Deus, e não para si.


Testemunhe a respeito do bem do Senhor


4. Poste links com textos cristãos

Muito usado por blogueiros cristãos, entre os quais eu me incluo. O Twitter não é a melhor forma de expor grandes argumentos, por sua limitada capacidade de 140 caracteres. Mas ela é extremamente prática para divulgar o endereço daquele texto que você escreveu ou leu em algum lugar. Se você não conhece muitos blogs e sites cristãos, sugiro que você entre em www.ubeblogs.com.br. É um oásis cristão da blogosfera, atualmente um repositório com mais de 6000 sites e blogs.


Há grandes textos, de todos os níveis, disponíveis na Internet


5. Poste links com notícias úteis e saudáveis

Se você estiver naquele site de notícias, lendo uma reportagem que pode ser interessante para o grupo que o segue, pense, pense duas vezes, e após isto, poste no seu mural um link para a notícia. Junto com o link, escreva breves palavras resumindo o conteúdo que vai ser visto se o seu seguidor o abrir - não poste apenas o link, porque não vai despertar muito interesse.


Informe seus seguidores com matérias e notícias


6. Compartilhe coisas boas

Deus é bom, e sua criação é maravilhosa. Porque você vai postar coisas como “fulano foi morto em frente ao colégio”, ou “Fulaninha da TV coloca um piercing genital”? Se for postar fofoca, ou algo que venha a denegrir a imagem de uma pessoa, exclua sua conta do Twitter. Afinal, milhões de toneladas de lixo são gerados todos os dias, e seus seguidores não merecem receber lixo virtual vindo de ti.


Opte por divulgar coisas boas


7. Crie perfis específicos, com assuntos-chave

Às vezes é melhor criar uma conta do Twitter mais temática, ou exclusiva. Se você fornece um serviço, por exemplo, ou tem um blog ou site, pode ser mais interessante que a conta seja mais significativa e intrinsicamente ligado com estes serviços ou sites. Por exemplo, existe uma conta chamada @dicbiblico, do Ulisses Efatá (@efata67), onde os posts que ele publica são sobre o significado de palavras e expressões bíblicas. Outra conta, @BibliaViva, do Sérgio Fernandes, comenta os versículos bíblicos de forma abrangente e clara. Assim também é o @frases_cristas, cujo foco é twittar frases de grandes pensadores cristãos. Vale a pena seguir @projetospurgeon e @jcryle, cujos sites de mesmo nome possuem uma enorme quantidade de textos publicados por estes dois grandes mestres cristãos. Outra área, a do humor, por exemplo, é o nicho da conta @na_igreja. O seu mote é “um humor limpo para este mundo sujo”.

Alguns blogueiros criam contas exclusivas para seu blog ou site. Assim, eles mantém uma separação entre o conteúdo que ele publica no blog/site, e as postagens que possuem cunho mais pessoal na sua conta particular.

Diferencie-se criando perfis personalizados


8. Crie movimentos em torno de uma causa justa

O Twitter possui um recurso chamado de hashtag, que nada mais é que uma palavra iniciada pelo símbolo #. O objetivo destas hashtags é funcionar como um filtro em postagens feitas por todos os usuários. O Twitter mantém uma lista diária das hashtags mais citadas pelos usuários da rede.

É possivel criar uma hashtag e incentivar seus seguidores a postagem algo, anexando a hashtag ao texto. Assim, é possível chamar a atenção de outros usuários do Twitter quanto a algum assunto. Já ocorreram diversos destes movimentos, entre eles merecem destaque: #escolhiesperar, que prega a pureza e a paciência nos relacionamentos amorosos; #criacionista, movimento para divulgar o entendimento cristão sobre a criação do mundo e de tudo o que nele há; e o #euqueroumaigreja, onde os participantes diziam como imaginavam a igreja perfeita.

Ao postar, use hashtags para facilitar a pesquisa

Já participei destes movimentos e digo que tudo o que é bom pode ser usado de uma forma negativa. A hashtag #euqueroumaigreja desencadeou a participação de pessoas não-crentes, cujas postagens tiveram perfil depreciativo e ofensivo. Então, é bom prestar atenção antes de iniciar um movimento assim, tentando minimizar a utilização deles para fins alheios ao da proposta original.


Resumi nestes ítens alguns usos (bons usos) para o Twitter. Se você tem alguma outra sugestão, deixe um comentário!

[Atualização]

No site Internautas Cristãos encontrei este vídeo, temático, sobre o Evangelho e o Twitter. Fantástico!



comment 0 comentário(s):

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails