Este blog foi desativado em 10/03/2014. Visite o novo projeto: Como está escrito

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Intimidade com Deus 3



Veja atentamente a letra abaixo:


"Jesus eu quero estar contigo, eu quero ser teu amigo,
quero comer no teu prato, calçar os meus pés nos teus sapatos e arrastar...

Jesus eu quero muito você, pegar tuas sandálias e esconder, esconder pra você não sair, pois eu quero estar perto de ti... e te abraçar....

Jesus eu quero deitar no teu colo, te contar tudo tudo o que sei,
descansar recostado em teu peito, ouvindo o teu coração e me acalmar...
Jesus eu quero vestir tua camisa, com as mangas maiores que meus braços,
quero correr ao teu encontro e me abandonar no teu abraço,
e te abraçar...."

É essa a idéia de uns hoje a respeito a intimidade com Deus. Certamente isto decorre da idéia mundana de que amor é toque físico, ato sexual. Não se diz do ato sexual que está-se a "fazer amor"?

A letra desta música faz parecer que o autor é uma daquelas crianças levadas, que quer manter o seu pai por perto com birra e atitudes infantis. Quando Jesus diz que "delas é o Reino dos céus", isto falava da inocência para o pecado, da sua capacidade de perdoar e não guardar rancor, e não ter atitudes de uma criança "birrenta" que quer manter o pai por perto à força.

Vamos raciocinar um pouco. Quando você conhece uma pessoa, você quer conhecer mais acerca dela. Como você faz isso? Conversando com quem já a conhece, não é? É uma forma. Por isso, às vezes você pode deixar (temporariamente) seu grupo de amigos habitual para adentrar em outro. Outra forma é você passar tempo com esta pessoa. Quanto mais tempo você fica junto, mais conhecemos os detalhes dela, não físicos, mas de personalidade, sua atitude, suas reações perante os acontecimentos. Quanto mais tempo dedicamos a alguém, mais aprendemos dela, e mais parecidos ficamos. Não acontece assim num círculo de amigos? Alguma vez não ocorreu que você e uma outra pessoa presenciem uma situação e lembrem (ou falem) exatamente a mesma coisa? Nós nos tornamos mais parecidos com as pessoas que andamos mais tempo.

Isto é intimidade, num sentido mais apropriado para o relacionamento com Deus. Tem gente que quer tocá-lo, abraçá-lo, beijá-lo... por mais simbólico ou metafórico que seja, não representa o relacionamento que Deus quer de nós. Deus é Espírito, então temos que ter um relacionamento em espírito com Ele.

Você, quando tem novidades (sejam elas boas ou más), quer contar logo para seu amigo mais próximo. Você sabe que ele vai te ouvir e te ajudar (ou ficar alegre) com o que você falou. Nós, cristãos, conversamos com nosso amigo Deus através da oração. Ele sempre nos ouve. É um amigo fiel, que se compadece de nós e se alegra quando você O procura. E Ele nos ajuda.

Como podemos estreitar nosso relacionamento com Deus? Vamos passar mais tempo com pessoas que O conhecem a mais tempo. Mas cuidado: isto não quer dizer que vamos simplesmente cortar relações com nossos amigos e familiares que não crêem, mas cercar-nos de pessoas que servem fielmente a Deus, para aprender mais dEle, ao mesmo tempo que vamos deixar de praticar coisas que O desagradem. Num segundo passo, você vamos querer trazer estes amigos e familiares ao nosso novo grupo de amigos e nós seremos o ponto de contato, a pessoa que terá mais conhecimento sobre Deus para apresentá-Lo a eles.

É claro que não é só isso. Precisamos, além da oração e de conviver com outros cristãos, saber mais sobre o que Deus espera de nós. E isto vem da Palavra de Deus, a Bíblia. A leitura diária é mais do que necessária: significa que você realmente quer melhorar sua relação com o Pai, que você quer saber o que o decepciona, o que o agrada. Não acredito em ninguém que diz que ama a Deus e não quer conhecê-lo, ou obedecê-lo. Eu penso até que alguns 'crentes' não lêem a Bíblia justamente por que ela mostra os seus erros e os obriga a mudar. "O que eu não vejo não é minha responsabilidade". Este tipo de 'crente' é aquele que não aguenta nenhuma tentaçãozinha, na hora de provação não sabe o que fazer, é enganado por falsos mestres e levado por outros evangelhos. É aquele que faz o serviço de forma relaxada ou não quer se comprometer com nenhum tipo de atividade (ou pelo menos com as mais simples e 'menos dignas', como limpar banheiros, por exemplo) e não dá um bom testemunho (ou até mesmo esconde ou nega sua crença). É aquele tipo de 'crente' que precisamos pedir 'pelo amor de Deus' para doar um pacote de arroz numa arrecadação de alimentos (e o pior que alguns nem assim colaboram). O tipo que diz acreditar que tudo está sob o controle de Deus, mas não aceita nenhum tipo de autoridade, nem na igreja, nem no mundo. Afinal, é o tipo de 'crente' que envergonha a Deus e passa esta imagem para os que não crêem. "Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade" (1 Jo 1.6). "Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" (1 Jo 2.4).

Quão íntimo você está de Deus?
- Você conversa com Ele, em oração?
- Você busca conversar mais com pessoas que conhecem a Deus do que com quem não conhece?
- Você lê a Bíblia com interesse e vontade de conhecer mais acerca de Deus?
- Você entende e obedece a vontade de Deus expressa na Bíblia?

"Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro." - 1 Jo 4.6

comment 3 comentário(s):

Anônimo disse...

"Deus é Espírito, então temos que ter um relacionamento em espírito com Ele"
relacionamento em ESpírito? me explica isso...

Leandro Teixeira disse...

Basicamente, não é de forma física, como expliquei no texto, mas através da oração e meditação na Sua Palavra, para compreendê-la e entender a vontade dEle para nossa vida. Para maiores detalhes indico a leitura de outro texto meu, disponível neste link:

http://liberdadeepensar.blogspot.com/2007/08/adoracao-em-espirito-e-em-verdade.html

Deus te abençõe!

Filipe Felisberto on 24 de julho de 2010 às 06:42 disse...

Muito bom

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails